Roteiros Nacionais

Cinco paraísos para a prática de mergulho

23/01/2015
A extensa costa brasileira, com mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, faz do país um dos destinos mais cobiçados no mundo por praticantes de mergulho. “Do arquipélago Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco, passando pela Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro até a Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, são vários pequenos paraísos escondidos embaixo d’água que podem ser desbravados”, afirma o fotógrafo Ricardo Junior, fundador do Guia Viagens Brasil, site especializado em turismo que selecionou os cinco melhores locais para a prática de mergulho no Brasil. Confira:
 
Ilha do Arvoredo (SC) (foto acima)
No litoral de Santa Catarina, a Ilha do Arvoredo é o local mais procurado para mergulho no sul do Brasil. Faz parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, que possui outras quatro ilhas. Ao sul da reserva, o mergulho recreativo é permitido e a biodiversidade marinha é muito grande, um refúgio de tartarugas, garoupas, polvos, tainhas, arraias e centenas de outras espécies.
 
Guarapari (ES)
Guarapari, no litoral do Espírito Santo, é outro ponto excelente e muito procurado por mergulhadores no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ictiologia, que se dedica ao estudo dos peixes, Guarapari possui a maior diversidade de peixes de recifes do país, com 220 espécies identificadas.

Arraial do Cabo (RJ)
Na costa fluminense, o Arraial do Cabo é o lugar preferido pelos mergulhadores. As águas são profundas e apresentam, constantemente, baixas temperaturas, em torno de 15 ºC. Entretanto, são nestas condições que muitas espécies preferem viver, como é o caso de cavalos-marinhos, tartarugas e arraias.

Abrolhos (BA)
Na Bahia, a 75 km da costa a partir da cidade de Caravelas, o Parque Nacional de Abrolhos foi o primeiro parque nacional marinho do Brasil, criado em 1983, para preservar a biodiversidade local. É considerado um dos melhores pontos de mergulho do país, pois possui águas translúcidas e é o habitat de mais de 19 espécies de corais, algumas endêmicas da região, e cerca de 95 tipos de peixes, que coloridos enfeitam o ambiente subaquático baiano.

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago distante 543 km do litoral de Pernambuco. Possui 21 ilhas e é considerado um dos melhores lugares do mundo para prática do mergulho, devido, principalmente, à temperatura da água do mar por volta de 28º C e visibilidade subaquática de até 70 metros em alguns pontos.