Datas Comemorativas

Treze delícias de Santos

23/01/2015
Evidente que são muitas as opções para se comer (bem) em Santos. Mas há alguns itens que já fazem parte da  cultura local e transformaram-se em símbolos gastronômicos da cidade. Uns mais, outros menos, nem todos unânimes. Mas todos emblemáticos.
 
Meca Santista (foto acima)
Filé de meca grelhado, risoto de palmito pupunha, farofa de banana e um generoso camarão grelhado. Esta receita, concebida pelo chef Rodrigo Anunciato, foi a vencedora do concurso promovido pela Secretaria de Turismo, em 2005, para eleger o prato oficial da cidade. Além de conter ingredientes originais e ser bem saboroso, o prato faz bem à saúde: a meca possui altos índices de HDL (o chamado colesterol bom); o palmito pupunha é rico em beta-caroteno, um antioxidante importante na prevenção de radicais livres; e a banana é uma das principais fontes de potássio e rica em açúcar, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B6, vitamina C e fibras, que ajudam a diminuir o colesterol ruim no sangue. Atualmente, Anunciato atua no restaurante do Estrela de Ouro (av. Rei Alberto I, 372, Ponta da Praia).

Torta de Banana do Sevilha
Há 52 anos a lanchonete Lanches Sevilha oferece aos santistas uma iguaria conhecida por todos. A famosa torta de banana dá água na boca e tem um toque todo especial: muito açúcar, uma casquinha levemente crocante, muita groselha e, é claro, muita banana. São cerca de 20 tortas vendidas por dia e até 600 por mês. É possível pedi-la inteira ou em pedaços! Av. Ana Costa, 460 – Gonzaga

Molho de Cebola do Chopp do Gonzaga 
Os acompanhamentos de um restaurante dizem muito sobre o local, e, quando se trata disso, o molho de cebola do Ao Chopp do Gonzaga não deixa a desejar. A receita patenteada é do dono Venerando Rodrigues Quinhones, e o segredo está guardado há 51 anos. O nome oficial da criação é Bom Gosto, mas todos conhecem por Molho de Cebola Especial. A receita leva 12 tipos de ervas, além da tradicional cebola fatiada.  Av. Ana Costa, 512 – Gonzaga 

Casa do Cafézinho
No coração do Gonzaga, a Casa do Cafezinho é um ponto de encontro para apreciar a bebida. Aberto há mais de 40 anos, o local oferece aos clientes o Café Floresta, que tem sua origem na cidade de Santos, e surgiu da fusão de sete companhias cafeeiras do Brasil. Tendo grande influência cafeeira, Santos não podia deixar de abrigar uma cafeteria com tamanha importância na história de todos os santistas.Av. Ana Costa, 532 – Gonzaga

Pizza de Champignon do Babbo Américo
O restaurante mudou de nome, mas ela continua sendo servida do mesmo jeito da época em que foi criada, em 1970. A pizza de Champignon é o prato que define a Cantina Babbo Américo. A receita é criação de Américo Carreira Vieira, quando ainda era garçom, no antigo Liliana, em uma ideia despretensiosa de criar uma pizza diferente para um grupo que sempre frequentava o local. Levando pedaços de salame, a ideia deu tão certo que o prato está no cardápio até hoje e é um diferencial na gastronomia da cidade. Av. Ana Costa, 404, Gonzaga

Isa Sucos 
Quem passa pela praia do Boqueirão com certeza já se refrescou com os deliciosos sucos da barraca da Isa. São 14 sabores e diversas combinações preparadas com frutas frescas para santistas e turistas que passam pelo local. Vinda de Blumenau, a própria Isa Baron é quem comanda o grupo de funcionários. Este ano, a barraca completa 25 anos, mantendo sempre o bom humor e o bom atendimento, que justificam o sucesso e a tradição na cidade. Endereço: Praia do Boqueirão, na beira do mar, em frente ao Joinville.

Pastel do Carioca
Ao longo de 74 anos, personalidades como Jânio Quadros, Getúlio Vargas e Dilma Rousseff passaram pelo bar de ambiente simples. O pastel de queijo é o mais famoso do menu que, segundo o proprietário do estabelecimento, Marcelo Mineiro, faz sucesso entre os clientes quando acompanhado por suco de laranja ou chopp. Praça Mauá, 1, Centro.

Biscoito Praiano
O popular biscoito de polvilho, que no passado era uma das poucas guloseimas vendidas na areia da praia, é produto de um negócio familiar iniciado em 1959 na rua Espírito Santo, 120, no Campo Grande. Hoje, a fábrica aberta pelo bisavó é tocada pelos irmãos Haroldo e Luciana Teixeira Medeiros, que mantêm uma doceria à frente da casa, com as famosas queijadinhas e outras delícias.

Sorveteria Royal
A sorveteria Royal é parada obrigatória para moradores e turistas de Santos. São 32 opções de sabores, preparados artesanalmente, alguns com direito a pedaços de frutas ou chocolate, por exemplo. Por dia, o local vende até 100 litros de sorvetes, servidos em copinhos ou casquinhas em porções bem generosas, o que é, sem dúvidas, um dos grandes atrativos do local. Av. Senador Pinheiro Machado, 1030, Loja 2 – José Menino

Lanche do edson
Comandado há quase três décadas pelo casal Edson Dourado e Edna Nascimento, o quiosque adquiriu fama em função da fartura das porções. Ao longo das 24 horas do dia, a clientela devora sanduíches como o cheesefrango catupiry, servido aberto no prato sobre pão de hambúrguer, acrescido de queijo prato, batata palha, vinagrete, milho e ervilha. Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº, Aparecida.

Pastel do Akira 
Com clientela antiga e propaganda garantida boca a boca, há 48 anos Akira Otani, um japonês de corpo miúdo e jeito irreverente, faz sucesso na Ponta da Praia com seu carrinho de pastel, instalado numa época em que o bairro era um grande areal, pouco habitado. Os pastéis de massa caseira fritos na hora têm 12 sabores: dos tradicionais a misturas inusitadas criadas por Akira como o de Polvo com Queijo. O carro-chefe é o de Camarão com Queijo. E têm dois deliciosos molhos para acompanhar – o de azeitonas com azeite e pimenta e o de shoyu com gengibre. Funciona de terça-feira a sábado na rua Henrique Soler, s/nº, Ponta da Praia.

Bolinho de bacalhau do Toninho
O cardápio do Bar do Toninho é recheado de porções e pastéis, como os de carne, camarão e siri. Porém, nada faz mais sucesso do que o tradicional bolinho de bacalhau, que faz uma combinação perfeita com uma cerveja bem gelada. Muita coisa mudou, desde a época em que era apenas um boteco modesto na avenida Epitácio Pessoa, atrás da Igreja do Embaré. A fama persiste, atraindo santistas e turistas. O atendimento desleixado dos garçons virou folclore. Av. Doutor Epitácio Pessoa, 241, Embaré e rua Carvalho de Mendonça, 110, Encruzilhada.

Média e Cará 
Quem vem a Santos precisa saber que o pão francês e o pão de leite levam nomes diferentes na cidade. O pão de leite ou pão de cará, como é chamado pelos santistas, não é feito de cará há muito tempo, mas o nome permaneceu. Já o pão francês tem um nome para cada região do país e, em Santos, não podia ser diferentes. Ao invés de pedir “três pães” franceses, por exemplo, o santista pede “três médias”. Mas, cuidado, pois em São Paulo pedir “três médias” é o mesmo que pedir três copos de café com leite (o que o santista chama de “pingado”)!