Roteiros Nacionais

Um giro turístico pelo Alto Tietê

30/01/2015
O Circuito Turístico das Nascentes é um consórcio de 11 cidades criado para fomentar o turismo regional do Alto Tietê, uma região próxima à Baixada Santista que engloba importante área de proteção ambiental e de mananciais, rica em recursos naturais e referências de patrimônio histórico. O circuito está inserido na Região Metropolitana de São Paulo e é formado pelos municípios de Arujá, Biritiba-Mirim, Poá, Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. O Rio Tietê nasce em Salesópolis e percorre parte desses municípios antes de chegar à Capital.
 
O Alto Tietê possui uma rica e variada produção, que vai desde artigos manufaturados até verduras e legumes, passando pelas flores e pela água que abastece milhares de pessoas. Na região há polos industriais e estâncias turísticas. Junto aos atrativos naturais existem hotéis-fazenda, pousadas, parques temáticos, haras, pesqueiros, restaurantes típicos, artesanato e grupos de manifestação cultural. Em algumas cidades é expressiva a influência da imigração japonesa. 
 
Salesópolis – (foto acima) Por abrigar a nascente do Rrio Tietê, a maior parte de seu território é protegido por leis de proteção ambiental. Ali não são permitidas indústrias. Por sua localização “dentro” da Serra do Mar, seu clima, belezas naturais e manancial de águas obteve o título de estância turística. No passado, por ali passava a Rota do Sal, produto traficado para burlar o monopólio real e havia movimentado comércio de índios e escravos negros. 
 
Biritiba-Mirim – A pequena cidade é servida por diversos rios, incluindo o Tietê. Detém grande concentração de mata nativa da Mata Atlântica e é um dos “pulmões” da Grande São Paulo. 
 
Ferraz de Vasconcelos – O nome é uma homenagem ao engenheiro José Ferraz de Vasconcelos, que ajudou a implantar a estação de trem Central do Brasil no município. Foi um dos “berços” da uva Itália no Brasil. 
 
Santa Isabel – A cidade de vocação agrícola, pecuária e avícola, foi formada indiretamente pela corrida do ouro, no século XVIII. O município encontra-se na microrregião de Guarulhos. Por se tratar de uma cidade que tem mais de 80% de seu território em áreas de preservação de mananciais, quase não possui indústrias.  Lá nasce o Rio Jaguari, mesmo nome da represa que corta Santa Isabel e as cidades de Igaratá e Jacareí.
 
Suzano – O nome da cidade também é uma homenagem a um engenheiro da Central do Brasil, Joaquim Suzano Brandão, que trouxe melhorias para a estação de trem da cidade. A cidade possui grandes indústrias, entre elas a multinacional Suzano Papel e Celulose, Destaque para o cultivo de flores. 
 
Mogi das Cruzes – É a cidade mais populosa do Alto Tietê (15ª de São Paulo) e recebe até hoje forte influência japonesa. Suzano, Poá, Ferraz e Itaquaquecetuba foram seus distritos no passado. Destaque para o “cinturão verde”, que concentra a maior produção de hortifrutigranjeiros do país. 
 
Arujá – Com 52% de seu território considerado área de proteção de mananciais, é conhecida como “Cidade Natureza”. Está em processo de industrialização, em parte devido à proximidade de Guarulhos, que detém um dos dez maiores parques industriais do país. 
 
Itaquaquecetuba – Cortada por grandes rodovias, a cidade possui forte vocação industrial devido à proximidade com outros centros urbanos como a capital e Guarulhos. Por ela passa o Trópico de Capricórnio. Destaque para o Parque Ecológico do Tietê. 
 
Guararema – Conhecida como a Pérola do Vale, Guararema é banhada pelo rio Paraíba do Sul e possui um dos melhores climas do país, com belas paisagens naturais e construções históricas. A cidade é também um destino religioso, pois abriga na secular Igreja Nossa Senhora da Escada a única imagem de São Longuinho do país, o popular santo dos três pulinhos.
 
Poá – É uma das estâncias hidrominerais e também estância turística do estado de São Paulo. Da Fonte Áurea é retirada a Água Mineral Poá, que é comercializada em todo o país e que é considerada a mais radioativa água mineral do Brasil. 
 
Guarulhos – Sua inclusão na região “Alto Tietê” aconteceu depois da criação da AMAT (Associação dos Municípios Alto Tietê). Guarulhos é uma das maiores cidades do Brasil e a segunda maior do Estado de São Paulo. Possui comércio muito forte e significativo parque industrial. É cortada pelas grandes rodovias do Estado.