Saúde

Como amenizar o calor

30/01/2015
Como amenizar o calor | Jornal da Orla
Está difícil aguentar os dias extremamente quentes e as noites sufocantes deste verão. Esta é uma situação de perigo para a saúde, pois os termômetros elevados favorecem os casos de desidratação, principalmente entre as crianças e os idosos, aumenta o número de infarto, de crises respiratórias e de enxaqueca. Por isso, além de ingerir bastante água, sucos e outras bebidas leves, vale tomar alguns cuidados para refrescar o corpo, a casa e até o seu pet, aliviando a sensação de calor.
 
Fique longe do sol – Principalmente entre o meio-dia e às 16h e mesmo assim use protetor solar diariamente, chapéu e óculos de sol;
 
Atividade física – Faça exercícios no início da manhã ou ao fim da tarde, quando a temperatura estiver mais amena;
 
O que vestir – Use roupas leves de cores claras, nunca preta;
 
Beba muito líquido – Evite o álcool e a cafeína. Água natural e sucos de frutas são as melhores opções;
 
Evite refeições picantes e indigestas – Prefira saladas e massas, que são mais facilmente digeridas;
 
Refresque o corpo – Tenha o ar- condicionado ligado ou um ventilador por perto sempre que possível e deixe as portas e janelas abertas para que haja uma renovação do ar. Tomar vários banhos durante o dia também ajuda a espantar o calor. Mas, nesse caso, deixar somente a água correr pelo corpo é o mais indicado, pois o uso excessivo de sabonete pode levar ao ressecamento da pele.
 
CUIDADOS EM CASA
Mantenha as cortinas fechadas durante o dia – As cortinas são parceiras importantes para não superaquecer sua casa no verão, isso porque elas bloqueiam a entrada excessiva de luz do sol. É melhor, portanto, mantê-las fechadas, para evitar que a casa vire uma estufa.
 
Faça o possível para manter o calor do lado de fora – Que tal investir em algum tipo de filme que possa refletir a luz solar para ser colocado nas janelas? Esse tipo de material vai manter sua casa isolada do calor causado pelos raios solares.
 
Mantenha o ar fresco da noite – Quando o sol baixar e a brisa estiver mais fresca, abra todas as janelas e deixe o ar correr pela casa, fechando-as novamente antes que o dia amanheça e comece a esquentar novamente.
 
Troque as lâmpadas incandescentes – A troca das chamadas lâmpadas “quentes” por lâmpadas brancas, ou “frias”, também ajuda a diminuir o calor dentro de ambientes fechados, uma vez que as lâmpadas incandescentes geram muito mais calor que as demais.
 
Use truques para umidificar o ar interno – Utilize recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa – só tome cuidado caso tenha filhos pequenos, porque mesmo pouca quantidade de água pode ser o bastante para que uma criança se afogue. Outra boa opção é encharcar toalhas de banho e espalhá-las pela casa, no espaldar de cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo.
 
Condicione o ar você mesma – Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada bem em frente é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente, sem precisar ligar o condicionador de ar.
 
ATENÇÃO COM SEU PET
A sensibilidade dos cães é diferente da nossa e depende muito da raça e do tipo de pelagem. No geral, os cachorros sentem mais calor – e mais frio também, principalmente os pets de pelo curto – do que as pessoas. Além de causar desconforto, o excesso de calor pode provocar convulsões e, nos casos mais extremos, levar o cãozinho à morte. Os cuidados devem ser ajustados ao tipo de animal que se tem em casa. 
 
Não force passeios – Apesar de importantes para liberar a energia do cão e mantê-lo saudável, os exercícios físicos aumentam a temperatura corporal e podem ser um perigo para o cão.
 
Estimule a tranquilidade – Ajude seu pet a se manter calmo, sem atividades que o deixem muito agitado.
 
Crie espaços frescos – É importante que o cão tenha uma área de fácil acesso para se refrescar. Se a casa tiver jardim, uma opção é mudar a casinha para debaixo de uma sombra ou próximo à varanda da casa.
 
Água em abundância – Espalhe potes de água pelo ambiente ocupado pelos peludos, para que eles sempre tenham como se hidratar facilmente. E troque a água várias vezes ao dia, mantendo-a sempre fresca.
 
Dê banhos frios – Se o seu cachorro parecer muito debilitado e ofegante, dar um banho frio ajuda a aliviar o mal estar.
 
Ar-condicionado – Nos passeios de carro, principalmente nos mais longos, deixe o ar-condicionado ligado. Ao sair do veículo, nunca deixe o bicho sozinho, mesmo que as janelas estejam abertas.
 
Mantenha a tosa em dia – No entanto, jamais aumente a frequência do corte sem consultar o veterinário primeiro.