Notícias

Um museu para os amantes do audiovisual

30/01/2015
Que tal relembrar músicas que marcaram época, filmes clássicos e ainda viajar pela história, conhecendo aparelhos de som, vídeo e de cinema das décadas passadas? O Museu da Imagem e do Som de Santos possui um acervo que encanta os amantes do audiovisual.  Neste mês, o local recebe uma exposição sobre o escritor santista Plínio Marcos.
 
“O Museu da Imagem e do Som de Santos guarda um acervo grande de discos, com mais de 11 mil títulos, fitas em VHS, existe um acervo imagético, com imagens da cidade e filmes clássicos, além de objetos antigos, como máquinas fotográficas, projetores, televisores, vários aparelhos de som, para contar a história tanto da imagem quanto do som”, explica a coordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, Raquel Pellegrini. 
 
Segundo ela, os equipamentos foram recuperados e, muitos deles, funcionam, apesar de serem muito antigos. “O MISS é uma visita agradável e, principalmente, para o pessoal mais novo, que vai conhecer coisas que nunca pensaram que existem, como as máquinas fotográficas antigas e filmadoras em 16 milímetros”. 
 
Entre as peças mais raras do acervo do museu, a coordenadora destaca um gramofone a corda e um aparelho de transmissão de áudio alemão fabricado durante a Segunda Guerra Mundial. “O Tefifon é o precursor do vinil e da fita cassete. Ele possui um cartucho que funciona com uma agulha. Ele foi recuperado pelo técnico do MISS para que as pessoas possam conhecer esse aparelho”, explica. 
 
Nas quebradas do mundaréu
Até o fim de fevereiro, o MISS abriga a exposição “Plínio Marcos: nas quebradas do mundaréu”, que reúne diversas linguagens artísticas, como fotografias e vídeos que remetem às obras do escritor santista. “A mostra é uma homenagem aos 15 anos da morte de Plínio. Os fotógrafos Dino Menezes e Fabiano Keller clicaram atores que interpretam personagens criados por ele. A instalação é da artista plástica Gabriela Mameluca, com ilustrações de Saulo de Almeida, entre outros”, informa.
 
O Museu da Imagem e do Som de Santos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O endereço é Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias. Entrada franca.