Notícias

Surfe em alta

30/01/2015
Entra verão, sai verão e o bom e velho surfe nunca sai de moda. Os adeptos da modalidade seguem firmes em suas pranchas, desafiando os mares de Santos. Aliás, a cidade é considerada como o berço do surfe no Brasil, pois foi na praia do canal 3 que o santista Omar Gonçalves entrou para a história ao surfar com uma prancha de 3,90 de comprimento, em 1938. Algumas praias da cidade são referências para os surfistas, como a do José Menino, próximo ao Emissário Submarino, onde as águas são agitadas e as ondas, altas, e a do Gonzaga.  
 
Para quem quer aprender a surfar, a cidade mantém a Escola Radical, primeira escola de surfe pública do país, localizada no Posto 2, comandada pelo veterano Cisco Araña.
 
A escola é pioneira, também, na inclusão de pessoas com necessidades especiais no esporte, tendo lançado, em 2007, uma prancha para uso de deficientes visuais e, recentemente, um equipamento multifuncional para alunos com paralisia cerebral, tetraplégicos, déficit de atenção, Síndrome de Down e autistas.
 
Benefícios do surfe
Entre os benefícios que a prática de surfe oferece ao corpo estão o alívio do estresse, equilíbrio e agilidade e, por ser uma atividade que trabalha todo o corpo, garante a melhora do sistema cardiorrespiratório e fortalecimento da musculatura do abdômen, costas, pernas, ombros e braços. 
 
O praticante não deve abrir mão do alongamento e aquecimento antes de entrar no mar, para evitar lesões nos ombros, por causa da remada, nos tornozelos e nos joelhos. 
 
Dicas para praticar
 Antes de pegar a prancha e sair pegando onde confira algumas dicas que podem fazer a diferença.
 Saber nadar
 Usar bloqueador solar.
 Conhecer as condições do mar antes de entrar.
 Beber muita água antes de depois da prática do surf.
 Fazer refeições leves antes de entrar na água.
 Como o surfe depende de tempo e oportunidade para ser praticado, o surfista deve manter outra atividade física, como a musculação ou a natação.