Destinos no Exterior

Rota dos Contos de Fadas

30/01/2015
Uma viagem ao centro da Alemanha conduz ao mundo de sonhos e fantasias dos contos de fadas, com príncipes e princesas, castelos rodeados por florestas e personagens que vivem felizes para sempre. Conhecido como Rota Alemã dos Contos de Fadas, o roteiro abrange mais de 600 quilômetros de estradas que cruzam pequenas cidades medievais e conta a história de Jacob e Wilhelm Grimm, mais conhecidos com os Irmãos Grimm, autores de clássicos como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e outros tantos. 
 
Nesta mais antiga rota com fins turísticos da Alemanha é possível passar a noite no castelo da Bela Adormecida, subir a torre onde a verdadeira Rapunzel teria lançado suas tranças, seguir os passos do Flautista de Hamelin e visitar a casa onde os sete anões mineiros e corcundas teriam abrigado a jovem Branca de Neve.
 
Jacob e Wilhelm Grimm nasceram, respectivamente, em 1785 e 1786 em Hanau, cidade do estado de Hesse, no centro-oeste da Alemanha. Suas histórias fabulosas que encantam sucessivas gerações tiveram origem em lendas populares contadas, oralmente, em vilarejos rurais afastados da Alemanha. Os dois irmãos se dedicaram também ao estudo de áreas como filologia, literatura, mitologia, história e línguas.
 
Marco zero- Declarada ‘Cidade dos Irmãos Grimm’, a terra natal de Jacob e Wilhelm marca o início da rota e está localizada a 25 km de Frankfurt. Embora seja uma das cidades medievais em melhor estado de conservação de toda a Alemanha, o destino guarda pouco do legado deixado pela família Grimm, mas abriga um monumento nacional dedicado aos irmãos e um museu situado em uma das salas de um castelo do século 18. Entre maio e julho acontece o Brüder Grimm Mërchen Festspiele,  com peças baseadas em textos dos Grimm. 
 
Museu- O cenográfico povoado medieval de Steinau, a 60 km de Hanau, abriga a Amtshaus, sobrado do início do século 16, onde Jacob e Wilhelm viveram parte da infância, entre 1791 e 1796. Atualmente, a casa funciona como sede do interativo Brüder Grimm Haus, cujos destaques são as 14 salas decoradas com trechos de histórias (pessoais e literárias) dos Grimm, capas de obras e as curiosas versões que personagens ganharam ao redor do mundo.
 
Contos de fadas– Em Steinau também são realizados tours históricos conduzidos por atores locais vestidos com figurinos de personagens dos clássicos dos Grimm, como o feiticeiro do Gato de Botas, que guia visitantes por ladeiras e vielas de pedras contando detalhes históricos da cidade e curiosidades da vida pessoal dos Grimm. 
 
Capital da Rota-  Kassel foi a cidade onde os escritores permaneceram por mais de três décadas e tiveram o período mais fértil de suas carreiras. Localizado em um palácio barroco do século 18, o Museu dos Irmãos Grimm recebe os visitantes com raridades como a edição original de um dos volumes da obra “Contos Maravilhosos, infantis e domésticos” com anotações feitas à mão pelos próprios irmãos e salas dedicadas a contos infantis como Rapunzel e Branca de Neve.
 
Teatro de Marionetes- Fica em Steinau o Marionettentheater, teatro de marionetes que recebe espetáculos que vão desde clássicos infantis como ‘João e Maria’ até obras como ‘Fausto’ de Goethe.
 
Trilha dos Irmãos Grimm- Marburg, cidade universitária onde Jacob e Wilhelm estudaram Direito e começaram a colecionar os primeiros contos infantis, abriga um roteiro conhecido como Grimm-Dich-Pfdad. Nesta rota autoguiada, é possível visitar quinze pontos onde estão instaladas esculturas e pinturas que fazem referências aos contos dos Grimm, como João e Maria, os Sete Anões da Branca de Neve, o Alfaiate Valente e a Cinderela (no Castelo de Marburg, há um sapato vermelho gigante da personsagem).
 
Rapunzel- A cinco quilômetros de Sababurg, a pequena Trendelburg abriga um hotel que funciona ao lado da torre de um antigo castelo que também teria inspirado outro clássico dos Grimm: Rapunzel. De longe é possível avistar a longa trança loira que cai sobre a torre do século 14, onde Rapunzel aparece para tours nos finais de semana.
 
Chapeuzinho Vermelho– Outro destino temático do roteiro é Schwalmstadt, cidade da região de Schwalm declarada a origem da história da pequena garota de capuz vermelho encarregada de cruzar a floresta do lobo para levar comida para a avó doente.


Branca de Neve- Acredita-se que o Schloss Friedrichstein, castelo barroco localizado em Bergfreiheit, seja a origem da história de Branca de Neve e os Sete Anões. Conta a lenda que a jovem princesa Margarethe von Waldeck, irmã do fundador de uma vila mineira, teria sido envenenada na região. É possível visitar a antiga mina extratora de cobre, que teria inspirado a criação dos sete anões do conto infantil e um pequeno museu de mineração. O ponto alto da visita é a Casa da Branca de Neve, cujos jardins contam com estátuas dos pequenos personagens e o interior abriga suas sete camas.

 
Bela Adormecida- A história da Bela Adormecida teria tido origem em um castelo de 1334 localizado em Sababurg que, desde o final do século 19, é citado como a residência oficial da Bela Adormecida, em plena Floresta de Reinhardswald.
 
Flautista- A montanhosa região de Weserbergland é endereço da cidade de Hameln, onde teria surgido a história do “encantador de ratos”, em 1284. Tours históricos acompanhados pelo próprio flautista, visita ao Museu de Hamelin e diversas obras como esculturas e fontes são os destaques do destino.
 
Como chegar- A cidade mais próxima da Rota dos Contos de Fadas a receber voos diretos do Brasil é Frankfurt, uma das principais portas de entrada ao país. Dali, trens locais (www.bahn.com) fazem a conexão entre a cidade e a primeira parada da rota (Hanau), uma viagem de, aproximadamente, 30 minutos.