Notícias

Um museu sobre a vida marinha

06/02/2015
O Museu de Pesca é um espaço de pesquisa e estudo da vida marinha. Um dos principais equipamentos turísticos de Santos, o local tem a intenção de conscientizar a  comunidade para a importância da preservação e utilização racional do ambiente aquático, sendo uma opção de lazer para todas as idades. 
 
O acervo é composto por diversos tipos de peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinhos e animais taxidermizados (empalhados), como tubarões e lulas gigantes, esqueletos de animais aquáticos, aquários e raias.
 
A Ala Lúdica atrai a criançada por recriar um ambiente de barco em alto-mar. O espaço apresenta, ao mesmo tempo, os ecossistemas marinhos nacionais e antigas lendas para as crianças, como a do fantasma do Capitão Padilha, que acreditam, guarda as imediações do museu.
 
Em 2014, o museu foi totalmente restaurado e ganhou nova pintura, telhado, parte elétrica e acessibilidade. 
 
Baleia Fin
A Sala dos Mamíferos Marinhos reúne diversas atrações, entre elas, a preferida pelos visitantes: um esqueleto de Baleia Fin, a segunda de maior porte entre os cetáceos, que possui 23 metros de comprimento e pesa 7 toneladas.  O esqueleto está suspenso no primeiro andar do edifício. Sua origem é de uma baleia que encalhou em Peruíbe, no ano de 1942. Esta espécie de baleia está quase extinta, devido à caça predatória e à poluição dos mares.
 
Visitação: de quarta a domingo, das 10h às 18h. O endereço do Museu de Pesca é av. Bartolomeu de Gusmão, 192, Ponta da Praia. Ingresso: R$ 2 (inteira). Para menores de 6 anos a entrada é gratuita. Visitas escolares monitoradas devem ser agendadas pelo telefone 3261-5260. Mais informações: www.pesca.sp.gov.br/museu.php.