Comportamento

Cuidados com as crianças no Carnaval

12/02/2015
Nesta época de festa, viagem e folia, não se pode relaxar nos cuidados com as crianças, principalmente as pequenas. Para garantir a brincadeira e a diversão – sua e dos pequenos foliões -, basta tomar as devidas precauções com hábitos e comportamentos típicos do carnaval, como orienta Daniel Katayama, secretário do Departamento de Segurança Infantil da Sociedade de Pediatria de São Paulo:
 
Fantasias – Algumas destas roupas possuem acessórios que podem machucar, como armas e espadas de plástico, por exemplo. É o caso dos trajes de super-herói, muito em moda entre a garotadinha, que normalmente acompanham capas – apetrecho que pode ocasionar tropeços e quedas. Então, para evitar acidentes é indispensável medir o tamanho da capa em relação à altura da criança que vai usá-la. O ideal são fantasias confortáveis, de tecidos leves e que não machuquem os pequenos foliões.
 
Confetes, espuma e maquiagem – Jogar confetes coloridos é uma brincadeira repassada há gerações; ainda assim, requer atenção especial. Segundo o médico Daniel Katayama, os confetes podem ser aspirados e, com isso, provocar problemas respiratórios. A supervisão de um adulto neste momento de lazer é o mais adequado. Já a maquiagem facial e o spray de espuma são acessórios que podem causar alergias. É preciso observar sua composição para comprovar a segurança. Os pais devem observar os rótulos desses produtos e identificar se o produto consta como antialérgico.
 
Viagens – Se o plano para o carnaval é uma viagem, os cuidados com a segurança das crianças começam antes de sair de casa. “No momento de pegar a estrada, é importante certificar que todos dentro do veículo estão usando cinto de segurança, “booster” (assento de elevação) para as crianças maiores de 4 anos e cadeira específica para os pequenos”, explica Katayama.
 
O horário da viagem é outro fator que merece observação. Ficar preso em um congestionamento pode significar horas a mais não planejadas dentro do veículo. Por isso, levar água e alimentos leves extras contribui para uma boa hidratação e, consequentemente, ajuda na tranquilidade do passeio.
 
Na praia, piscina, lagos ou rios, atenção total: o risco de afogamentos é iminente. É preciso vigilância contínua, além de coletes salva-vidas e boias por perto. Providencie um identificador para criança, como um cartão ou pulseira com o nome dos responsáveis, telefone para contato e endereço residencial. “Na praia, vale checar se a balneabilidade da água está adequada e se ela conta com a presença de guarda-vidas”, sugere o pediatra.