Comer e beber em Santos

Um português diferenciado

20/02/2015
Um restaurante português com história. O Fernando Pessoa Gastronomia e Cultura funciona desde o final de 2012 e com uma proposta, unir em um mesmo local o melhor da gastronomia e das artes.
 
A casa, comandada por Kauê Going, foi reformulada em abril de 2014, desde quando o chefe Gabriel Marzano assumiu o comando da cozinha, que é um dos grandes diferenciais da casa. Toda a cozinha é de vidro e com equipamentos em inox, permitindo que o cliente veja o seu prato que é inteiramente preparado na hora. Outra diferença está no salão, que comporta pouco mais de 50 pessoas, com um espaço externo e um interno climatizado.
 
Na entrada, um espaço para a cultura se destaca. O local deverá receber a partir dos próximos meses exposições rotativas. 
 
O cardápio oferece mais de 50 pratos, todos individuais, com destaque para o “Bacalhau do chefe” (lombo de bacalhau assado junto com batata, alho, tomate e cebola acompanha brócolis e azeitonas pretas), que custa R$ 58 e é um daqueles pratos que dá até pena de comer de tão bonito que vem à mesa. O restaurante oferece ainda outras opções como o salmão, frutos do mar, com destaque para o camarão, além de risotos, massas e a carne, como o “Tornedor a gorgonzola” (filé mignon alto grelhado ao molho gorgonzola, acompanha batatas na manteiga e parmesão). 
 
Para beber nada melhor que um bom vinho português. A carta de vinhos da casa oferece cerca de 70 opções de rótulos, entre portugueses, argentinos, chilenos, entre outros selecionados. 
 
Nas noites de terça, quarta e quinta destaque para o Festival Gourmet, onde por um valor fixo (R$ 39,90), o cliente pode escolher uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Todas as semanas o cardápio do festival é alterado, oferecendo sempre oito opções de pratos no total. 
 
Fernando Pessoa Gastronomia – Rua Dom Lara, 38, Boqueirão, Santos. Tel.: (13) 3302-2454. Funciona de terça a sábado das 19h à meia noite, sábado e domingo das 12h30 às 17h.