Roteiros Nacionais

Maragogi, o Caribe é aqui

20/02/2015
Mar calmo, areias claras e finas cercada de coqueirais, numa paisagem quase que intocável.  O cenário paradisíaco pode ser confundido com o Caribe, mas é bem mais próximo, fica em Maragogi, a 130 km de Maceió, em Alagoas. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível. Por elas, os visitantes desfrutam de um dos mais belos contatos com a natureza e podem observar a Área de Proteção Ambiental, onde estão os arrecifes de corais. Peixes de todos os tamanhos e cores passeiam pelas águas cristalinas a cerca de seis quilômetros da costa.
 
Maragogi possui ótima infraestrutura hoteleira e uma gastronomia diferenciada e quem visita o município, que tem quase 30 km de praias, pode também conferir uma rica cultura que vai desde o Samba de Matuto ao Bumba Meu Boi, nas apresentações de grupos artísticos. No turismo rural, vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma.
 
Festas o ano todo – Entre os eventos locais, destacam-se o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de Nossa Senhora da Guia (Barra Grande) e a de São Bento. Pertinho dali, o visitante pode completar a sua viagem visitando Japaratinga, um lugar com praias desertas de mar esverdeado, onde a única obrigação é relaxar. 


 
Uma das cinco piscinas naturais mais belas do Brasil
Maragogi figura em segundo lugar no ranking das cinco piscinas naturais mais belas do país, divulgado pelo Guia Viagens Brasil. Em primeiro lugar aparece Taipus de Fora, na Península de Maraú, na Bahia. Com maré baixa e calma, apresenta formações de corais e coqueiros gigantes e proporciona uma ótima experiência para adultos e crianças, que podem mergulhar em meio aos peixes.
 
A terceira posição é ocupada por Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha. Para chegar, é preciso disposição, pois só é possível ver a praia depois de 15 minutos de caminhada. É rica em fauna marinha, entretanto os mergulhos no local são proibidos por questões ambientais. Depois surgem a Gruta do Lago Azul – a 19 km do centro de Bonito, no Mato Grosso do Sul – e Praia do Forte, também na Bahia, conhecida por suas areias claras, recifes e cardumes coloridos. Nas proximidades também há reservas ambientais.