Coluna Dois

Formação de jogadores

27/02/2015
O trabalho nas divisões de base  de um clube de futebol tem o objetivo de revelar jogadores, não de conquistar títulos. 
 
A Copa São Paulo de Juniores, entretanto, pode ser considerada uma exceção. Funciona como um termômetro. Porque no sub-20 a formação do jogador está na fase final. 
 
O desempenho na Copinha, no confronto com equipes na mesma fase, serve como referência desse trabalho. 
 
Nas primeiras 40 edições, desde 1969, o Santos conquistou apenas um título, em 1984. Entre 2010 e 2014, nas gestões de Luís Álvaro e Odílio Rodrigues, conquistou um bicampeonato: 2013-2014. Em 2013, também ganhou o título inédito da Copa do Brasil sub-20.
 
Em 2014, o Peixe foi o clube que mais utilizou atletas da base no Campeonato Brasileiro.     
 
Esses resultados não vieram por acaso. Trata-se de um trabalho que vinha tendo grande evolução com o processo de profissionalização do clube implantado pelo novo Estatuto Social, de 2011.
 
A formação de jogadores evoluiu muito em relação ao século passado. O futebol se transformou dentro e fora do campo. Antes de ser batizado, o menino com habilidade já tem um empresário voraz. Isso confere uma importância capital à parte jurídico / contratual. Brasileiros têm habilidade natural. Mas ficaram para trás na técnica, na precisão do passe. Têm a manutenção da qualidade do vínculo familiar de adolescentes superassediados. Têm a ciência aplicada à formação de atletas…  
 
A ansiedade dos pais atrapalha. Duas das grandes promessas do Santos nos últimos anos servem como exemplo. Jean Chera e Vítor Andrade, ambos aos 19 anos, vivem momento difícil da carreira.  Chera, meia-atacante. vai disputar a Série C do Brasileiro pelo Cuiabá. Andrade, atacante, no time B do Benfica, disputou 19 jogos e marcou só um golzinho. 
 
A formação adequada de jogadores representa mão única para o futebol brasileiro superar a atual falência. Tem de ser olhada como prioridade absoluta, E para o Santos, que mantém grandeza secular principalmente graças à excelência nessa área, a questão é ainda mais dramática e vital do que para os outros grandes clubes brasileiros.  

Trabalho sério 
Seis dos 16 atletas que representaram o Brasil no Sul-Americano Infantil e Juvenil de Tênis de Mesa no Paraguai, nesta semana, são de clubes da Baixada Santista. O treinador da seleção, Guilherme Simões (ao lado), é da Fundação Pró-Esporte de Santos. As finais estavam sendo disputadas na sexta-feira (27), no fechamento desta edição.
 
Necessidade 
O volante Alison, do Santos, vai passar por cirurgia no joelho direito após se lesionar no clássico contra o São Paulo, no início do mês. O camisa 5 vai desfalcar o Peixe de 6 a 8 meses. Se esse já era um dos setores mais carentes do clube, contratar alguém, principalmente para o Brasileirão, é quase obrigação. O técnico Enderson Moreira tem à disposição o veterano Renato, os jovens Lucas Otávio e Leandrinho, além do colombiano Valência, contratado este ano. Improvisar os laterais Cicinho e Victor Ferraz pode se tornar uma alternativa.
 
Mico
Chegou ao fim a passagem do ex-menino da Vila, Wesley, pelo Palmeiras. Contratado em 2012 por absurdos R$ 21 milhões de reais – com direito até vaquinha feita pela torcida – o volante foi, com certeza, um dos piores negócios da história do Palmeiras no quesito custo-benefício. Dentro de campo alternou jogos bons e ruins. Foi irregular. E, para piorar, o clube vai perdê-lo de graça para o rival São Paulo.
 
Auge
Trocados no início de 2013, Jadson e Alexandre Pato vivem a melhor fase desde então. O meia, que recusou uma oferta milionária do futebol da China, é peça fundamental no esquema de Tite. No final do ano, com Mano Menezes, amargou o banco de reservas. Já Alexandre Pato, que teve uma sequência boa na reta final do Brasileirão do ano passado, começou o ano voando: 8 gols em 7 jogos. Pode até almejar o retorno para a Seleção, caso continue assim.
 
Atenção na Libertadores
O começo dos clubes brasileiros na competição é irregular. Dos que fizeram um jogo, o Corinthians tem uma vitória e o Cruzeiro um empate, fora de casa. Com dois jogos feitos, a última semana marcou a recuperação do São Paulo, que venceu por 4×0 o Danubio em casa, e também do Internacional, que venceu a La U, por 3×1. A situação preocupante é a do Atlético Mineiro, que perdeu as duas primeiras partidas. Os argentinos Racing e Boca Juniors venceram os dois jogos e estão com 100% de aproveitamento.
 
Paulistão
No sábado, o Palmeiras recebe o Capivariano às 18h30, tentando engatar a quarta vitória seguida. No domingo, às 16h, o Corinthians joga contra o Mogi Mirim no Itaquerão, enquanto o São Paulo visita o Rio Claro. O Santos fecha a rodada às 18h30, no Pacaembu, contra a Linense.
 
Recomeço
A elite do surfe mundial volta a desfilar as pranchas neste sábado, quando se inicia a primeira etapa do circuito mundial, em Gold Coast, na Austrália. Gabriel Medina luta pelo bi, após fazer história e ser o primeiro brasileiro a faturar o título mundial, ano passado. Jadson André, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Filipi Toledo, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza, do Guarujá, são os outros brasileiros que buscam o caneco do circuito.