Roteiros Nacionais

O que Fortaleza tem

27/02/2015
Fortaleza, a capital cearense, possui um ambiente vibrante, com diversas atrações e excelentes opções de hospedagem. Porém, mesmo tendo a agitação de uma cidade grande, guarda refúgios naturais e faixas de areia que atendem a todos os perfis de viajantes.
 
Para os turistas que gostam de badalação, a Praia do Futuro é a opção certa. Com oito quilômetros de extensão, ela fica cheia o ano inteiro e suas barracas oferecem excelentes opções de drinques e delícias regionais. Porto das Dunas, por sua vez, apesar de ter um ritmo menos acelerado com quase um quilômetro de areias calmas, está bem próxima ao famoso parque aquático Beach Park. Nos arredores há diversas opções de pousadas e, quando o mar está mais agitado, o local é excelente para se praticar o surfe.
 
As belíssimas paisagens de areias brancas e falésias avermelhadas podem ser encontradas a um pouco mais de 80 km do centro de Fortaleza. Os destinos mais conhecidos são as praias de Morro Branco e Cumbuco, com um litoral de tirar o fôlego. Além disso, é possível admirar as areias coloridas e as peças de artesanato feitas com elas. Os passeios de bugue proporcionam visuais únicos da região. 
 
Iracema: Seu visual atrai pessoas que caminham ou andam de bicicleta em sua orla e admiram o pôr do sol na Ponte Metálica (um píer que é um dos melhores destinos para ver a noite chegar). Além disso, nos seus arredores há diversos bares e restaurantes, criando um clima agitado durante o dia e a noite.
 
Meireles:  O mar verde tem ondas baixas e, no local, se encontram alguns dos melhores hotéis. Nos arredores, a infraestrutura é completa com diversos bares, restaurantes e quiosques. 
 
Morro Branco: a paradisíaca praia de Morro Branco está um pouco afastada de Fortaleza, a cerca de 90 km, e oferece uma das mais belas faixas de areia da região. Seu mar azul contrasta com as falésias avermelhadas e as areais coloridas. Uma das principais atrações é conhecer o Labirinto das Falésias, onde é possível admirar a coloração das areias e comprar as famosas garrafinhas dos artesãos que fazem desenhos com elas. 

 
Praia do Futuro: com oito km de extensão, a praia representa um dos pontos mais badalados de Fortaleza e tem suas faixas de areia sempre cheias. Apesar de suas águas serem agitadas, são limpas, sendo um ótimo lugar para tomar banho de mar. 
 
Cumbuco: a praia é um verdadeiro parque natural de diversões e um dos melhores lugares para fazer windsurfe e kitesurfe. Suas dunas brancas e coqueirais contrastam com o mar azul. Entre as atrações do local estão passeios de jangada e de bugue e a prática de esquibunda (descer as dunas de areia sentado e escorregando com uma prancha).
 
Porto das Dunas: embora menos frequentada, possui uma ótima estrutura nos arredores, ficando próxima do famoso parque aquático Beach Park. O mar é ótimo para mergulhar, mas é preciso ter cuidado, pois as ondas são mais fortes, atraindo quem gosta de praticar o surfe.
 
Mucuripe:  O local é ideal para quem quer relaxar e tomar banho nas águas calmas. Um bom passeio é caminhar na orla ao entardecer e beliscar petiscos nas barracas do Mercado do Peixe, onde é possível encontrar frutos do mar fresquinhos.
 
Praia das Fontes: a 87 km de Fortaleza, a praia das Fontes possui uma paisagem de tirar o fôlego. Além do mar, é possível aproveitar as dunas, falésias coloridas e as lagoas naturais de água doce que se formam entre elas. Um dos destaques é o passeio de bugue nas dunas, que leva os turistas para cenários ainda mais espetaculares.