Coluna Dois

Fim da Era Enderson

06/03/2015
Uma demissão de treinador envolve sempre uma coleção de fatores. Muitos deles ficam nos bastidores. Não chegam ao conhecimento do jornalista e do torcedor. Isso faz com que qualquer comentário deva ser feito com extremo cuidado.
 
No caso da demissão, nesta quinta-feira, de Enderson Moreira, alguns aspectos merecem análise. 
 
O fato de o treinador do Santos ter sido demitido pouco tempo depois de ter dado entrevista, falando inclusive sobre o próximo jogo, dá a entender que a decisão foi tomada de forma abrupta. Sem planejamento. 
 
As justificativas também não convencem. O tratamento dado a atletas da base e as declarações à imprensa, por exemplo, indicam mais a necessidade de uma conversa entre a direção do clube e o treinador do que de uma demissão. Eventuais reclamações de Enderson quanto a atrasos de pagamentos e a contratações indicadas e não feitas, também. 
 
Tudo isso, principalmente no caso de um treinador que vem de uma sequência de vitórias e que tinha acabado de iniciar o trabalho planejado por ele para a temporada. Dois meses do planejamento estão perdidos.    
 
Outro ponto interessante que se mostrou está na declaração de desconhecimento prévio da decisão dado por Lourenço Lopes, do Comitê de Gestão. Reforça a impressão de decisão não planejada, intempestiva, do presidente Modesto Roma Junior. Acentua outra impressão já provocada por episódios anteriores. A de que o Comitê de Gestão não está participando das questões do clube como está determinado no Estatuto Social, ainda que contratação e demissão de treinador não sejam itens abordados especificamente no Estatuto.    
 
Como a notícia não desceu redondo, gerou todo tipo de interpretações desencontradas. 
 
Choque na Fórmula 1
 A Federação Internacional de Automoblismo nega. Mas nos bastidores cresce a especulação de que a causa do acidente do bicampeão mundial de F-1, Fernando Alonso, tenha sido um choque elétrico no cockpit nos testes em Barcelona no dia 22 de fevereiro. Os carros têm cada vez mais equipamentos eletrônicos de apoio à pilotagem. E produzem energia elétrica a partir das frenagens e do turbo.
 
Competência e educação
A secretária da presidência, Lice Cristina, e o gerente das divisões de base, Hugo Machado, são dois dos funcionários recém-demitidos do Santos que vão deixar saudades no clube. Os dois se destacam pela competência na atividade profissional e pelo tratamento supereducado dado a todas as pessoas. 
 
Função INDEFINIDA
No episódio da demissão de Lice, houve um imbróglio por causa da não confecção de um cartão de visitas para Moacyr Serra Roma (Cyso), que é tratado como “Assessor da Presidência”. O curioso é que a função não está prevista no organograma do Santos, definido no Estatuto, e que passou por aprovação do Conselho Deliberativo. O cargo de Cyso não é remunerado.
 
Seleção
O técnico Dunga convocou nesta semana os jogadores que vão enfrentar a França, no dia 26 de março, e o Chile, no dia 29. Entre os selecionados, nenhum estreante. Após atuar bem nos últimos dois jogos do Santos, Robinho foi chamado. Além das figuras carimbadas, outros atletas que estão ganhando espaço e foram convocados são: o goleiro Marcelo Grohe (Grêmio), Fabinho (Mônaco), Marquinhos (PSG), Souza (São Paulo), Elias (Corinthians), Roberto Firmino (Hoffeinham) e Douglas Costa (Shakthar).
 
Fator Elias


O volante Elias foi contratado pelo Corinthians no meio do ano passado. Cercado de expectativa, fez um Brasileirão discreto. A torcida esperava mais dele. Agora, a história é outra. O volante começou o ano voando e é peça fundamental no esquema de Tite, que tem grande responsabilidade pela ótima fase do jogador. Na quarta-feira (4), ele marcou o gol da vitória do Corinthians diante do San Lorenzo e chegou a quatro gols em quatro jogos na competição, marca impressionante para um volante.
 
Copa Davis


Está em andamento o duelo entre Brasil e Argentina pela Copa Davis, em Buenos Aires, válido pelas oitavas de final do torneio entre países. João Souza, o Feijão, e Thomaz Bellucci são os tenistas que jogarão os duelos de simples. Pelas duplas, os representantes brasucas são Marcelo Melo e Bruno Soares.  A disputa começou na sexta-feira, quando essa edição estava sendo fechada.
 
Protagonista
Em grande fase, Neymar voltou a brilhar pelo Barcelona nesta semana. Ele marcou dois gols no triunfo diante do Villareal, pela semifinal da Copa do Rei da Espanha, jogo que carimbou a passagem do time rumo à final. Neymar tem 6 gols no torneio e está a um tento do artilheiro Iago Aspas, do já eliminado Sevilla. Os dois jornais da Catalunha, Sport eMundo Deportivo estamparam na capa: “Copa do Ney”.
 
A bola rola…
A oitava rodada do Paulistão tem como atração principal o clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi. O Majestoso é domingo, às 16h00. Antes, no sábado, o embalado Palmeiras duela contra o Bragantino na Allianz Arena, e o Peixe, sem os suspensos David Braz e Robinho, joga contra o Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa, domingo às 18h30.