Coluna Dois

Racismo

13/03/2015
Mais um triste episódio de racismo no futebol. Dessa vez, para tristeza da torcida do Santos, tudo indica que a agressão racista tenha partido de um torcedor alvinegro. Identificado no twitter como Mallone Morais, o agressor cancelou a conta depois da reação à sua manifestação.

A vítima, mais uma vez, é o volante Arouca, que se transferiu do Santos para o Palmeiras há algumas semanas. E que no Santos já tinha passado por uma agressão racista em Mogi Mirim.

Os objetivos do esporte estão impregnados de nobreza. A busca do aprimoramento da destreza física, o cuidado com  a saúde e a confraternização entre os povos estão entre eles. A linguagem do esporte é universal.

Mas, principalmente no futebol, a violência de alguns torcedores joga uma sombra nesse cenário. Violência que se manifesta não só por agressões físicas e assassinatos, mas também por esses episódios de racismo que têm se repetido nos últimos anos.

Neste caso protagonizado por um suposto torcedor do Santos, a desolação é ainda maior. O clube tem justamente o preto, que significa nobreza, e o branco, da paz, como cores. O racismo não tem nada de nobre nem de pacífico.

Ainda mais forte que isso é a imagem que o grande time do Santos dos anos 60, reconhecido como o melhor do mundo, espalhou pelos estádios do planeta se contrapondo ao racismo agudo dos anos 60:: a de brancos como Mauro, Gilmar, Zito, Pepe e Calvet, abraçados a negros como Pelé, Coutinho, Dorval, Lima, e Mengálvio na comemoração de gols fantásticos. 

Está mais do que na hora de ídolos brancos, negros e amarelos do futebol se engajarem numa campanha planetária contra todas as formas de violência nos estádios e fora deles, racismo incluído.  

Mesmo porque se o futebol não acabar com a violência, corre o risco de ver a violência acabar com o futebol.
 
NOTAS
 

 

Recompensa
Após o clássico, quando era esperado o anúncio de que Dorival Junior seria o novo treinador do Santos, o presidente Modesto Roma surpreendeu e efetivou Marcelo Fernandes no cargo. Fernandes, que está no clube há 6 anos, teve apoio de Robinho e outras atletas.
 
Hegemonia à vista?
Se não foi com Gabriel Medina, o título da etapa de Gold Coast, na Austrália, ficou em mãos brasileiras. Filipe Toledo, o Filipinho, conquistou o caneco ao vencer o australiano Julian Wilson na final. O domínio brasileiro contou com mais dois surfistas do Brazilian Storm nas semifinais: Miguel Pupo e Adriano Souza, o Mineirinho.
 
Emoção na Champions
Os jogos realizados nesta última semana pela Uefa Champions League foram memoráveis. Na terça-feira, o Schalke 04 quase fez história ao vencer o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, por 4×3. Faltou um golzinho para os alemães classificarem. Quem também fez bonito foi o PSG, que, mesmo com um a menos desde o 1o tempo, eliminou o Chelsea na prorrogação, fora de casa, ao empatar o duelo por 2×2, com gols de David Luiz e Thiago Silva, e passar pelo critério de gols marcados fora de casa. O Bayern de Munique atropelou o Shakhtar da Ucrânia por 7×0 e o Porto goleou o Basel da Suíça por 4×0.
 
Na tela
A bola rola pela 10ª rodada do Paulistão. No sábado, o Corinthians recebe o Red Bull às 16h, no Itaquerão, enquanto o Santos visita o Marília às 18h30. No domingo, o Palmeiras joga diante da sua torcida contra o XV de Piracicaba às 11h, devido aos protestos que serão realizados no dia. O São Paulo encara a Ponte Preta às 16h no Moisés Lucarelli. Pela Champions League, na terça-feira (17), O Mônaco recebe o Arsenal, enquanto o Atlético de Madrid tenta reverter a vantagem do Bayer Leverkusen. Na quarta-feira (18), o Barça enfrenta o Manchester City no Camp Nou e o Borussia Dortmund mede forças contra a Juventus. Todos os jogos são às 16h45.
 
Xodó
João Souza, o Feijão, desponta como novo ídolo do tênis nacional. Diferente de Thomaz Bellucci, o estilo aguerrido do paulistano está cativando os amantes de tênis. Após perder a guerra de 6 horas e 42 minutos contra o argentino Leonard Mayer, pela Copa Davis, Feijão caiu nas graças da torcida brasileira.

 
F1 de volta
A temporada de 2015 da Fórmula 1 começa neste final de semana com o GP da Austrália. A nova temporada traz muitas novidades. Sebastian Vettel trocou a Red Bull pela Ferrari, enquanto Fernando Alonso trocou a escuderia italiana pela McLaren. O brasileiro Felipe Massa volta a ter chances de vitória, enquanto Felipe Nasr, que estreia na F1 este ano, surge como promessa.