Santos

Projeto sugere interdição da avenida da orla aos domingos para atividades de lazer

19/03/2015
Que tal ter a avenida da praia livre para praticar esportes, passear com o cachorro ou aproveitar a brisa do mar aos domingos? A interdição de um dos trechos da via para veículos automotores acontece com sucesso em cidades como Rio de Janeiro e Vitória e pode ser realidade em Santos. Caso aprovada pela Câmara de Vereadores e pelo prefeito, a medida vai transformar a avenida, no sentido Canal 1 – Ponta da Praia, em um grande espaço de lazer, congregando pessoas de todas as idades.

A proposta, do vereador Evaldo Stanislau (PT), prevê que a avenida da praia, entre os canais 1 e 6, seja interditada para carros, motos e ônibus, aos domingos, das 7h às 17h. Ele observa que, com o fechamento da orla para eventos esportivos, como provas de pedestrianismo ou triatlo, os munícipes aproveitam o espaço para diversas atividades, como andar de skate, patins e caminhada.
 
Interdição dá certo em outras cidades
Avenidas de Copacabana, Leblon e Ipanema, no Rio de Janeiro, têm sua paisagem transformada todos os domingos e feriados, a partir das 7h. No lugar de engarrafamentos, pessoas passeiam tranquilamente pelas vias interditadas, que ficam ao lado da praia. Além da prática de esportes, é possível encontrar até música ao vivo. Em Vitória, a interdição acontece desde 2012, porém, em um período menor: das 7h às 13h.
 
CET prevê impactos negativos no trânsito
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego passam, em média, de 30 a 35 mil veículos por dia, em cada sentido de direção da orla. Caso seja aprovado o projeto, com a interdição de uma das vias para área de lazer aos domingos, explica o presidente da companhia, Antônio Carlos Gonçalves, haverá sobrecarga das vias internas, comprometimento da fluidez, supressão de vagas de estacionamento, dificuldade de acesso à travessia Santos-Guarujá e desvio do transporte coletivo, entre outras situações.
 
Proposta divide opiniões
Apesar de funcionar bem em outras cidades, a proposta causará polêmica entre os santistas, devido os problemas de mobilidade urbana no município.

 
“A interdição de um dos lados da avenida da praia vai prejudicar, principalmente, quem usa o transporte público para trabalhar aos domingos. A rua Epitácio Pessoa ficaria sobrecarregada”.
Janete Quintela 
Supervisora de ensino

 
“Eu acho a iniciativa muito boa, pois muita gente só tem os domingos para descansar. É um dia em que o trânsito está mais tranquilo”.
Valter Gelamos
Publicitário

 

“Não acho bom parar tudo no domingo. Quando tem triatlo atrapalha o trânsito, que é fechado já no sábado de madrugada. Se a avenida da praia fosse mais larga, como no Rio, daria certo”.

Carlos Señoraes
Auditor fiscal