Mundo Pet

Ensine o seu cão a comer devagar

19/03/2015
Alguns cães se empolgam tanto na hora das refeições que abocanham tudo como se não houvesse amanhã. Esse hábito de comer com altos níveis de excitação e de forma acelerada é prejudicial à saúde do pet, que pode adquirir problemas na digestão.

Ansiedade, histórico de negligência e um ambiente competitivo com outros animais são as razões que podem levar ao comportamento compulsivo. Por outro lado, algumas ações ajudam a diminuir a velocidade de ingestão do seu cão.

Confira:

 
– Coloque a tigela de alimentos em uma área calma da casa. Isso torna o ambiente propício para uma refeição tranquila, além de ajudar a controlar a ansiedade do animal.
 
– Separe o cachorro de outros pets na hora da refeição. Faça isso até que ele aprenda a se relacionar melhor com o alimento. A presença de outros animais pode gerar competitividade no cão, que come rápido ao achar que poderá ficar com fome.
 
– Só permita que ele alcance o alimento quando se acalmar. Você colocou o alimento Farmina no comedouro e o pet pula freneticamente? Aguarde até que ele amanse para colocar a tigela no chão. Até lá a ânsia de engolir tudo compulsivamente terá diminuído.
 
– Estabeleça um horário fixo para as refeições. O hábito contribui para tornar o momento de comer mais calmo. Defina a hora exata para alimentar o cão e siga o roteiro todos os dias, pontualmente.
 
– Não faça alarde ao oferecer alimentos. Esse passo é importante para remover a excitação do cão associada ao momento de comer.