Roteiros Nacionais

Destinos onde o chocolate é a atração

20/03/2015
Nesta época, há lugares em que é possível encontrar ovos que misturam o cacau a uma série de frutas típicas do Brasil, como o cajá, o cupuaçu, o açaí e até a pouco conhecida grumixama. Em boa parte dos casos, o Ovo de Páscoa ganha o sabor agridoce e a fruta aparece em forma de creme no recheio. 

Ilhéus (BA) – A cidade baiana de Ilhéus, imortalizada nos romances de Jorge Amado, é a terra pioneira na produção brasileira do cacau. E é ainda grande produtora, oferecendo aos turistas uma visita à primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste. Os ovos mais procurados por lá são de açaí, cupuaçu e cereja.

Fortaleza (CE) – Os chocolates caseiros recheados com frutas também fazem sucesso com os turistas que visitam a capital cearense. Castanha, ameixa, abacaxi, bacuri, buriti, caju, coco e tamarindo compõem o recheio dos bombons e ovos de Páscoa. 

Gramado (RS) – O doce é um dos símbolos da cidade serrana gaúcha, pioneira no Brasil na produção de chocolates artesanais. As 30 fábricas no centro da cidade são um roteiro turístico imperdível e saboroso. Este ano está acontecendo a 1ª edição do Festival de Chocolate, com programação totalmente gratuita e interativa. Cada uma das quatro empresas chocolateiras do evento – Caracol, Florybal, Lugano e Planalto – ganhou espaços próprios na cidade para aplicar sua decoração de Páscoa.

Curitiba (PR) – Oferece uma feira temática ao ar livre nas praças Santos Andrade e a do Osório. A Feira Especial de Páscoa reúne 28 artesãos culinários que expõem ovos, bombons, bolos e até pirulitos frutados com morango, uva, coco, amêndoas. São quase três semanas de evento que começaram quarta-feira (19).

Pomedore (SC) – Uma das maiores árvores decorativas do mundo, com 80 mil cascas de ovos coloridos entre galhos secos e 15 metros de altura, se tornou um dos principais atrativos turísticos de Pomerode, município catarinense a 170 km quilômetros de Florianópolis. Além da decoração, os visitantes podem participar de feiras de artesanato, passeios ciclísticos e assistir a shows, em uma extensa programação.