Santos

Comerciantes de Santos tentam melhorar a qualidade do atendimento

26/03/2015
Desinformação, mau humor, desinteresse em servir, dificuldade para solucionar problemas. Não são poucas as queixas dos consumidores sobre o atendimento recebido no comércio em geral. Por outro lado, há clientes de todos os tipos, desde o mais tranquilo até o mais estressado, e o trabalhador que lida com o público tem que estar preparado para as mais desavisadas situações. Quando isso não acontece, pode sobrar para o comerciante, pois um mau atendimento espanta o freguês para o concorrente.

Um dos setores da economia que mais emprega é o varejista e é através dele que muitos jovens ingressam no mercado de trabalho. Mesmo quem não tem talento natural em vendas, pode aprender como ser um bom vendedor. E é para melhorar o atendimento aos clientes que o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista lança nesta quinta-feira (25) o projeto Talentos do Comércio, em parceria com a empresa Única Soluções Inteligentes. O tema será abordado em palestra pela especialista em recursos humanos, Larissa Forjanes, para os empresários, às 9h, na sede do sindicato (av. Ana Costa, 25).

“Detectamos na Baixada Santista uma grande necessidade de capacitar os comerciários. Muitos comerciantes se queixam da dificuldade em selecionar empregados”, disse Marco Antonio Guimarães, gerente administrativo do sindicato. Ele acredita que a inibição de quem está iniciando na profissão é um dos fatores que mais atrapalham. “Trabalhar com o público é difícil, muita gente fica tímida, falta treinamento. O comerciante, por sua vez, abre as vagas, publica nos jornais, mas não tem experiência para selecionar o funcionário certo para a função”.

 
Talentos do comércio
 
A falta de preparo do funcionário pode comprometer a qualidade e o compromisso do bom atendimento, o que, consequentemente, arranha a imagem da empresa junto aos consumidores. Dependendo da situação, muita gente até prefere pagar mais em outro lugar e não retornar ao estabelecimento. É esta deficiência que o projeto quer preencher. 

Marco Antonio Guimarães explica que o sindicato receberá os currículos das pessoas interessadas através do site, depois fará entrevistas para definir os perfis dos candidatos, que serão capacitados à medida que as vagas forem surgindo. Em outras palavras, o projeto treinará candidatos a partir da solicitação de profissionais apresentada pelos comerciantes, com especificação dos pré-requisitos. “Faremos seleção e treinamento para o trabalho a ser realizado e indicaremos cerca de três pessoas para o empresário definir quem será o escolhido. Isso deve elevar a qualidade do atendimento”, acredita o presidente do sindicato, Alberto Webberman.

Para o gerente da Della Cosméticos, Ademir Antônio Ferreira Júnior, a iniciativa vem em bom momento porque o comércio necessita de mão de obra qualificada. “Sentimos muita dificuldade pela falta de interesse dos candidatos em aprender a lidar com o público”. Segundo Junior, um dos problemas da qualificação é a preferência dos profissionais mais jovens por outras áreas. “Normalmente, optam primeiro por porto, indústria e escritório. O comércio acaba sendo a última opção e muitos não aguentam, inclusive profissionais mais velhos que acham o ritmo de trabalho muito intenso”. Conforme a avaliação do gerente, o consumidor é quem sofre as consequências. “Por isso, vamos aderir ao projeto do sindicato e procurar profissionais qualificados”.
 
Dicas simples que fazem a diferença 
 
– Tenha confiança. Antes de tudo, para vender você precisa passar confiança. O cliente responde a confiança. Se ele sentir que você não a tem, ele também não confiará no produto.

– Boa aparência. Passe uma imagem saudável e bem arrumada para os clientes, isso te ajuda a criar uma maior confiança por parte deles. Os padrões mudam de loja para loja, dependendo do público alvo da mesma.
Informe-se. Conheça o que você quer vender. Pesquise sobre o produto, saiba estatísticas, forma correta de uso e exemplos sobre como eles foram úteis para alguém. Quanto mais informado você estiver, mas argumentos você terá para convencer o consumidor a fechar a compra.

– Sempre sorria. Seja simpático, cumprimente a pessoa, apresente-se, pergunte o nome dela e mostre interesse por tudo que ela fala.

– Não tenha pressa. Escute atentamente o que a pessoa diz, para você adaptar sua estratégia às necessidades dela. Se você se precipitar e não prestar muita atenção ao seu cliente, pode acabar dizendo algo que diminua o interesse dele. Diga sempre o que ele quer ouvir, mas seja honesto. Nunca empurre o produto para o cliente, mostre as vantagens em adquiri-lo.

– Satisfaça o cliente. É necessário fazer com que o cliente saia da loja satisfeito. Cliente satisfeito é cliente fiel, que volta outras vezes para comprar. 

– Não leve nada para o lado pessoal. Muitas vezes, lidando com pessoas estressadas ou mal educadas, você pode ouvir alguma coisa que te ofenda. Não leve para o lado pessoal. Se a pessoa estiver trocando algo que deu defeito, é natural que ela esteja irritada.