Notícias

Signos astrológicos. Novamente?

27/03/2015
Entra ano e sai ano e sempre aparece alguma “novidade” sobre essa ciência de mais de 6.000 anos: astrologia E agora ressurge a velha história de que os signos astrológicos estão errados. Em virtude disto, estamos republicando um texto que fizemos em 09 de janeiro de 2010.

Há muitos anos atrás uma astrônoma britânica deu uma entrevista, que foi alardeada por toda a imprensa no mundo, dizendo que a Astrologia não considerava o signo Esculápio (na constelação de Ophiuchus) e que esse era um dos motivos dos astrólogos estarem praticando algo inexato. Acreditamos que, na época, um dos maiores motivos deveria ter sido porque a Astrologia estava crescendo muito em seu país e talvez estivesse incomodando a comunidade astronômica. Mas foi bastante importante o seu comentário em função de podermos informar como nós astrólogos realmente trabalhamos.

Na verdade muitos profissionais de Astrologia não ficam sequer chateados quando essas entrevistas são alardeadas, porque podemos cada vez mais fazer exposição de nosso trabalho e, principalmente, apresentar a seriedade que nós astrólogos temos ao escrever sobre o tema, informar, lecionar ou realizar uma consulta particular.

A exposição que ela e outros fazem mostra a total falta de conhecimento do que é a Astrologia, misturando as coisas e confundindo a população que desconhece como funciona a base técnica. Esse tema já foi capa da extinta revista Manchete e desde essa época temos que nos posicionar. Imagine caro leitor o trabalho que dá para as Escolas sérias de Astrologia de todo o mundo, além dos Sindicatos e Associações?

A questão é simples: signos e constelações são completamente diferentes. A Astrologia tradicionalmente veiculada nos meios de comunicação é baseada no Zodíaco fixo e Simbólico, também conhecido como Tropical ou Intelectual, dividido em 12 partes iguais (signos) com 30 graus cada um, o que não corresponde ao tamanho real das Constelações que dão nome a esses signos.

Portanto, quando se diz que uma pessoa nasceu sob o signo de Gêmeos, estamos analisando o movimento aparente do Sol por essa faixa zodiacal. É de causar espanto que a existência da Constelação de Ophiuchus seja propagada somente agora como sendo uma grande descoberta, pois é conhecida por astrônomos e astrólogos há muito tempo.


Como bem expõe a astróloga Celisa Beranger em seu artigo “Constelações e Signos”: “A Astrologia Ocidental, que tem suas origens na Mesopotâmia, fixou os equinócios e solstíscios, os quatro pontos cardeais celestes, no zero dos signos ditos cardinais Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Esta fixação desvinculou os signos das Constelações, porque passou a não considerar o movimento do ponto equinocial vernal, ou seja, a precessão dos equinócios, que é a lenta movimentação do eixo da Terra, em forma de cone levando cerca de 26.000 anos para completar uma volta. O ponto equinocial vernal é o cruzamento do caminho aparente do Sol, Eclíptica, com a linha do Equador. No dia 20 de março, em seu caminho aparente, o Sol cruza o ponto vernal passando do Hemisfério Sul para o Norte. Para a Astrologia Tropical este ponto é fixo no grau zero do signo de Áries, enquanto a Astrologia Sideral (sider=estrela) não considera o ponto vernal como fixo, mas sim movimentando-se através das Estrelas, ou seja, utiliza a precessão dos equinócios”.

Muito espaço é aberto para pessoas que não são do ramo falar daquilo que não entendem. Na atualidade, com a internet, a desinformação existe e ganha proporções imensas. E as notícias continuam como que já entramos na Era de Aquário (?), ou que você está vivendo o seu Inferno Astral nos trinta dias que antecedem o seu aniversário (?) ou ainda que você só viverá plenamente o seu Ascendente depois dos 30 ou 40 anos de idade (?) ou que Marte estará em sua máxima aproximação da Terra no mês de agosto (?).

Enfim, se você quer saber mais sobre essas informações, procure locais, grupos, escolas credenciadas e reconhecidas e faça um curso de astrologia sério.
 
Orbitando
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove em abril: curso básico de astrologia, curso Os 4 Elementos, curso de tarot, atendimento de mapa karmico e quirologia. Infs. (13) 3284-9714.
 
Numerologia – A numeróloga Aparecida Liberato estará em Santos no dia 11 de abril para ministrar o curso “O sucesso através dos números. Infs. (13) 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a psicanalista Sandra Helena dos Santos que fala sobre Comunicação Não Violenta. O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras – Jadir Albino entrevista a numeróloga Aparecida Liberato, ao vivo, no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, todo domingo, às 19h, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – “Mudanças na Previdência” com o advogado Dr. Sérgio Pardal é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação no sábado às 20h30.