Notícias

A relação entre estética, saúde e bem-estar

03/04/2015
Prática associada apenas à vaidade em tempos atrás, hoje já se sabe que os cuidados com a aparência e o bem-estar guardam estreita ligação com saúde e qualidade de vida. "O conceito de estética está cada vez mais abrangente e presente na vida das pessoas. Existe uma relação direta entre a aparência e a autoestima, sentimento que é de grande importância para que o ser humano viva bem, pois afeta o psicológico, o emocional e o social dos indivíduos", comenta a esteticista Tatiane Corpas, da Clínica Splenda.
No contrafluxo da crise econômica, a medicina estética e as áreas afins estão em constante crescimento, tanto que entre março e abril nada menos que 23 eventos relacionados a este segmento acontecem em São Paulo, com público estimado em mais de 145 mil participantes. As viagens para tratamento estético e bem-estar são classificadas como turismo de saúde. 
Porém, ao decidir fazer um tratamento estético, seja facial ou corporal, é importante que a pessoa procure um profissional ou clínica de confiança, que tenha conhecimento e atente para as normas de segurança e higiene, a fim de evitar possíveis contaminações.
Não se está falando de loucuras feitas em nome da vaidade exacerbada, mas de preocupação com o procedimento correto para não comprometer a saúde, pois o risco está associado ao mau uso do aparelho e profissionais sem a formação adequada. Aparelhos mal regulados e calibrados podem causar queimaduras e danos em órgãos profundos.
Fique atento!
Não faltam novidades neste setor. A cada dia surgem recursos e tratamentos resultantes de avanços tecnológicos e pesquisa de novos produtos para combater gordura localizada, envelhecimento e flacidez facial, inchaços e outros problemas que surgem em decorrência da passagem natural do tempo e dos maus hábitos de vida.
Tatiane Corpas, que é formada em Estética e Cosmetologia pela Universidade Anhembi/Murumbi, lembra que, apesar de considerados seguros, com efeitos e benefícios comprovados, os tratamentos estéticos não dispensam o cuidado e a atenção na hora de realizá-los. 
Ela cita como exemplo a Lipocavitação, aparelho de última geração utilizado para combater a gordura localizada, também chamado de "lipo sem corte". "O procedimento é seguro e tem efeito rápido, desde que a pessoa faça uma atividade física intensa na sequência. Além disso, pessoas com colesterol alto e gordura no fígado, entre outras patologias, não podem se submeter ao tratamento e tem muita gente que não é orientada sobre isso", alerta a esteticista, que pede antes a apresentação de exames médicos.
Não há milagre
Apenas o tratamento estético não produz milagres, ressalta a esteticista da Clínica Splenda. "É fundamental aliar os cuidados com o corpo a práticas saudáveis, como manter uma dieta balanceada, não fumar, praticar atividade física regular e não deixar o estresse dominar corpo e mente. A gente acaba fazendo um pouco o papel de terapeuta, transformando o momento do tratamento em uma pausa para a pessoa relaxar". Nunca é demais lembrar que uma alimentação equilibrada, com doses adequadas de nutrientes, traz disposição física e mental, cria resistência às infecções e ajuda a prevenir doenças crônicas.
 
Tratamentos, benefícios e riscos
Drenagem linfática – Segundo Tatiane, é o carro-chefe da estética. A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. A linfa é um líquido que circula no corpo limpando o sangue de impurezas. A drenagem reduz o inchaço, elimina a retenção de líquidos, melhora o sistema cardiovascular, protege e até trata problemas de ordem estética, como a celulite, e também muscular ou articular. A terapia é muito indicada para gestantes, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea e a diminuir o inchaço das pernas, pés e rosto.
Lipocavitação – É a última palavra em tratamentos não invasivos para reduzir a gordura localizada em qualquer área do corpo. Ainda trata a celulite, pois "quebra" as células de gordura que forma os indesejados "furinhos". O aparelho emite uma onda ultrassônica que age dentro das células de gordura, implodindo-as. Segundo Tatiane, os resultados são vistos logo no primeiro dia de tratamento e ocorrem de forma progressiva, "em até 10 sessões é possível eliminar 8 centímetros", garante. Logo após cada aplicação, é preciso fazer atividade aeróbica de média a alta intensidade por, no mínimo, meia hora para garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo. Também deve se evitar comer carboidratos e alimentos gordurosos. "É um procedimento seguro, desde que realizado corretamente, respeitando suas contraindicações", diz a esteticista.
Radiofrequência – O tratamento por radiofrequência vem sendo considerado um grande avanço na correção de sinais de envelhecimento. É indolor e indicado para restaurar a firmeza e tonicidade da pele, recuperando o contorno facial e regiões flácidas como pele do pescoço, interno de coxa e braço, entorno dos olhos e da boca, barriga e outras. A radiofrequência estimula a produção de colágeno através da regeneração do tecido. No entanto, é preciso respeitar o intervalo de 15 dias no mínimo entre as aplicações, que é o tempo necessário para que se forme o colágeno. "O procedimento é muito seguro, o problema é que há pessoas que não respeitam o tempo para que a pele se regenere e produza colágeno", informa Tatiane. 
Velox – Tem o mesmo efeito térmico e vibratório do ultrassom, agindo em áreas de maior abrangência, o que permite tratamentos com maior rapidez e eficácia no combate à gordura localizada e celulite. Também é eficaz no tratamento de fibroses e aderências no pré e pós-operatório da cirurgia plástica.
Detox da pele – O detox feito com argila, sal do Himalaia, chá verde e aquecimento com manta a 45 graus facilita o processo de desintoxicação, extraindo resíduos e preparando a pele para receber outros tratamentos ou simplesmente relaxar.
Serviço – Tatiane Corpas, Clínica Splenda, Rua Piauí, 37, sala 3, Pompeia, tel. 30254471 e 997557487.