Coluna Dois

Cem dias de marketing no Santos

10/04/2015
Esta sexta-feira, 10 de abril, marcou os cem primeiros dias de 2015. Essa data representa, muitas vezes, uma referência para uma avaliação do início de uma gestão. Inclusive para avaliações comparativas. 

Na campanha eleitoral do Santos, no ano passado, o marketing teve grande destaque. Os cinco candidatos fizeram muitas críticas ao gerenciamento desse setor no clube. Está incluído aí até o candidato apoiado pela gestão de Odílio Rodrigues, o de “situação”, Nabil Khaznadar.  

Passado esse período de cem dias, entretanto, será que o cenário do marketing do Peixe apresenta a evolução que o discurso do então candidato, Modesto Roma Junior, apontava?

Onde está o patrocinador máster? Onde estão as ações necessárias para alavancar a imagem positiva do Santos? Os cem primeiros dias de 2015 apresentam uma relação muito pequena de realizações significativas nessa área. Ou até nula. 

É preciso reconhecer que o cenário econômico do país é de crise. Isso reduz a maior parte dos investimentos das empresas. Dificulta muito as ações de marketing porque as verbas para publicidade estão sempre no topo da lista de cortes de despesas.

Mas… e se a gente comparar com os cem primeiros dias de 2010? Ali também havia cenário de crise brava. A crise financeira internacional de 2008 / 2009, lembra?. O PIB do Brasil estava encolhendo.

Mesmo assim, bem antes dos cem dias, em 2010, pelo menos duas ações de marketing tinham inflado os corações dos torcedores santistas de esperança. Ações que tão cedo não vão ser esquecidas.

A primeira delas foi a assinatura do contrato do patrocínio – máster e mangas -com a Seara. A empresa entrou no futebol pela camisa do Santos. O resultado animou tanto os empresários da Seara que eles foram depois patrocinar a Seleção e a Copa.

A outra ação de impacto foi a repatriação do ídolo Robinho, que estava no Manchester City, na Inglaterra. Também essa uma operação de marketing, com o apoio de gigantes como Unilever, Volkswagen e a própria Seara. Robinho desceu de helicóptero na Vila Belmiro, acompanhado por ninguém menos que Pelé e foi recepcionado pelos refrões da torcida e pelas músicas do saudoso cantor / compositor Chorão, do Charlie Brown Jr.

O Santos e o país também viviam suas crises no início de 2010. Mas o grupo de diretores e gerentes e os empresários daqui da Baixada Santista e de São Paulo que davam  apoio à gestão deles tinham um plano de ação imediata;emergencial bem definido. E bem executado.         
 
Quarta versão
O ex-diretor jurídico do Santos, Luciano Moita, entrou nesta sexta-feira com uma interpelação judicial contra o ex-presidente Luís Álvaro. Moita exige retratação de Laor pelas declarações dadas ao portal de notícias Terra de que ele teria escrito, “em conluio” com uma advogada do depto jurídico do Santos. a carta que autorizava Neymar a iniciar negociações com outros clubes. Trata-se da quarta versão que Laor apresenta para essa mesma carta assinada por ele.
 
Alegria em dobro
Se alguém tinha alguma dúvida sobre Ricardo Oliveira, já não deve ter mais. O camisa 9 santista chegou ao 8º gol no ano em 15 jogos nesta última semana. Também marcou gols nos rivais Palmeiras e Corinthians. Para comemorar em dobro, Leandro Damião também está com o faro de gol apurado neste ano. Em apenas 14 jogos, o atacante do Cruzeiro já soma 11 gols. Com a camisa do Santos ele demorou 44 jogos para atingir essa marca. Ótima notícia para o Peixe conseguir vendê-lo no final da temporada.
 
Pra valer
A bola rola para o mata-mata do Campeonato Paulista. Ou apenas para o “mata”. Neste sábado (11), o Corinthians abre a fase contra a Ponte Preta, às 16h20, em Itaquera. O Tricolor, por enquanto com Milton Cruz no banco, tenta derrubar o Red Bull Brasil no Morumbi às 18h30. No domingo cedinho, às 11h00, o Palmeiras recebe o Botafogo/SP e o Peixe, sem o xerifão David Braz, encara o XV de Piracicaba na Vila Belmiro às 16h00. Em caso de empate, a classificação para as semifinais são decididas nas penalidades.
 
Festa justa
Uma das cenas marcantes desta semana foi a comemoração efusiva dos jogadores do Botafogo ao conquistarem a Taça Guanabara do Campeonato Carioca. A cena dos atletas reunidos assistindo ao finalzinho da partida entre Flamengo e Macaé pelo celular da repórter Janaína Xavier, do Sportv, foi muito bonita. Nas décadas de 70, 80 e 90 a Taça Guanabara era comemorada com muita festa por todos. Hoje é minimizada pela nova geração de torcedores. Mesmo que o valor seja simbólico e não tenha mais o mesmo peso – assim como todos os Estaduais – a festa do Botafogo foi justa. E dá sobrevida para quem está ficando desacreditado com o futebol…
 
Por pouco
Na 2ª etapa do Mundial de Surfe, disputado em Bells Beach, na Austrália, foi por muito pouco que o surfista do Guarujá, Adriano de Souza, o Mineirinho, não repetiu a façanha do título conquistado em 2013. O surfista foi superado pelo tricampeão mundial e agora tetra em Bells, Mick Fanning. Na bateria final, os dois empataram (15,27 x 15,27), mas o australiano levantou o troféu por ter surfado a melhor onda (8,17). Na corrida geral pelo título, ele aparece empatado com o brasileiro Filipinho, ambos com 15.200 pontos. Mineirinho aparece em 3º com 14.500. Gabriel Medina está em 9º lugar.
 
Divisor de águas
O GP da China, neste domingo, tem muita importância para saber qual será o destino da Fórmula 1 em 2015. A vitória de Vettel em Sepang colocou em xeque o domínio da Mercedes. Será que foi uma façanha isolada ou será que o carro da Ferrari pode mesmo medir forças com as Flechas de Prata? A resposta é na madrugada deste sábado para domingo, às 3h, com transmissão da Globo. 

 
Troféu Maria Lenk
Está em andamento o Troféu Maria Lenk de Natação. Nas águas, os nadadores buscam índices para o Mundial de Kazan, na Rússia, e para o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, que acontecem ainda neste ano. De muitas medalhas já conquistadas, a coluna destaca duas: Leo de Deus fez o melhor índice do mundo em 2015 nos 200m borboleta. Ele nadou para 1’55″19 e faturou a medalha de ouro. Nos 50m livre, Bruno Fratus superou César Cielo com 21s74, enquanto o bicampeão olímpico fez 21s84. No ano, a marca dos dois só é superada pelo francês Florent Manadou (21s57).