Notícias

Saiba quais são os cuidados antes de investir em um imóvel

15/04/2015
As fundações de uma obra, sejam elas de uma casa ou de um edifício, geralmente não estão listadas nas prioridades do consumidor na hora de se adquirir um imóvel. Normalmente, estão no topo da lista a localização, a qualidade dos acabamentos, o tamanho e disposição da área e dos cômodos, e os espaços de lazer.  

O fato é que deixar de lado uma avaliação do processo das fundações pode ser um erro já que esse, além de ser uma das primeiras etapas da construção, é a base da obra. Se não for realizada de maneira correta e com qualidade, pode causar sérios danos futuros e comprometer a valorização do imóvel. Trincas, rachaduras ou até mesmo o desabamento podem ser consequências.
 
Jorge Omar Pinto, gerente operacional da Nacional Fundações – empresa referência na área em todo o território nacional – explica qual é a importância da fundação para uma obra seja ela residencial, comercial ou industrial.
 
“A fundação é responsável por suportar e distribuir o peso e os esforços gerados pela edificação no solo. É uma das etapas construtivas mais importantes e que exige muito cuidado, porque dificilmente você consegue identificar um erro de execução no momento em que as tarefas são realizadas ou logo após a conclusão. Porque tudo fica debaixo da superfície terrestre, soterrado, digamos que se trata de algo que não se vê. Se for mal executada os reflexos serão sentidos no resultado final da obra no que diz respeito à qualidade, desempenho e o valor final a ser investido”, explica.
 
Mas se a fundação está abaixo da terra e é parte fundamental da obra, de que forma é possível saber se ela está bem executada?
 
Confira a seguir algumas dicas e cuidados para evitar transtornos futuros:
 
Primeiros cuidados
Independentemente da etapa construtiva do imóvel é importante que o comprador se certifique que as empresas envolvidas sejam de boa qualidade e procedência. Além da incorporadora e da construtora, a dica também vale para a empresa de fundações que, em muitos casos, são terceirizadas pela construtora. 
 
Nesse caso é importante que o futuro proprietário verifique, por exemplo, se a empresa de fundações faz parte da Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia (ABEF).
 
“Contratar uma empresa que esteja associada a um órgão que regula esse segmento no mercado da construção civil é uma maneira de se certificar de que terá um serviço de qualidade. Dessa forma se acontecer algum problema, a empresa tem maior compromisso com seu cliente e certamente oferecerá as respostas técnicas e os respaldos econômicos cabíveis”, ressalta o gerente operacional da Nacional Fundações.
 
Caso o imóvel adquirido esteja com a etapa de fundação em andamento a dica é se assegurar da qualidade. A alternativa é solicitar um laudo técnico emitido por um consultor especialista que certifique a qualidade das fundações. Esta certificação pode ser obtida a partir de ensaios de capacidade de carga das estacas.
 
Outra dica importante é ter um respaldo jurídico e verificar a existência de cláusulas contratuais que dizem respeito às fundações da obra no momento da compra.
 
Sinais de uma fundação mal executada
Desde julho de 2013 as edificações residenciais devem estar de acordo com a Norma de Desempenho nº 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que garante um nível mínimo de qualidade de desempenho do empreendimento ao morador.

Mas é importante ficar atento aos sinais que uma fundação mal executada pode apresentar. É o caso dos recalques – termo utilizado na engenharia que define o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob a sua fundação.

 
Esse fenômeno pode causar trincas, fissuras e até mesmo rachaduras nas paredes, que no campo da construção civil são tratadas como ‘sinais’ de que alguma coisa não está correndo bem e que se não forem tratadas podem causar danos estruturais maiores, inclusive, levar a obra à ruína.
 
“Outro alerta importante da presença de um recalque diferencial ou de um assentamento é através das chamadas ‘aberturas’ (como portas e janelas), quando elas perdem o seu esquadro. Ou seja, o simples ato de abrir e fechar as portas do imóvel se torna uma operação mais difícil a cada dia. Um caso mais avançado é quando começam a estourar os vidros das janelas”, observa.
 
Evite reformas sem supervisão técnica
Trincas e rachaduras podem aparecer a qualquer momento no imóvel e não há uma garantia ou tempo determinado para que isso aconteça. “Tratam-se dos vícios aparentes da construção civil e que é muito importante estar atento, porque se você não soluciona o prédio ou a casa podem até desabar. Isso normalmente acontece quando se faz alguma modificação no imóvel sem supervisão técnica. Toda e qualquer reforma deve ter o acompanhamento de um profissional e ele deve estar em contato direto com os responsáveis pela construção do empreendimento”, orienta Jorge Omar Pinto. 
 
Entenda mais sobre o que envolve um projeto de fundações
Todo projeto nasce do desenho, e esta etapa de extrema importância é geralmente atribuída ao arquiteto. Depois de análises e reuniões é constituído o Projeto Final ou Executivo de Arquitetura que será o que comandará todos os outros, chamados de “Projetos Complementares” que inclui o “Estrutural”.
 
O Projeto Estrutural, a cargo de um especialista, é o responsável pelo dimensionamento de toda a estrutura que irá sustentar uma edificação. Esse especialista irá gerar todas as informações necessárias, entre elas, as “cargas” que o novo empreendimento transmitirá no solo. Esse documento é chamado de “Planta de Cargas” que consiste em uma somatória de todos os esforços e carregamentos que em toda a vida útil a edificação poderá receber, incluindo até mesmo esforços pouco prováveis como sismos e ventos máximos históricos. Tudo pautado pela segurança e segundo as normas vigentes.
 
A partir da Planta de Cargas e do Estudo de Solos (sondagens) se chega ao Projeto Geotécnico de Fundações que, entre as informações, inclui o tipo de fundação que deverá ser realizada, seção, profundidade, entre outras.