Santos

EMTU anuncia operação do VLT para dezembro

20/04/2015
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a operar na Cidade em dezembro. A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, em visita técnica à Estação Nossa Senhora de Lourdes, no José Menino, na manhã de sexta-feira (17). Os testes com os trens em Santos começam em maio. Em São Vicente, os veículos estarão nos trilhos a partir de sexta-feira (24).

“Estamos colocando como meta assinar a parceria público-privada (PPP) em maio e operar em dezembro”, disse o presidente da empresa responsável pelo projeto do VLT na Baixada Santista, referindo-se à operação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada, incluindo ônibus, VLT, além do fornecimento de sistemas e de veículos, operação e manutenção nos nove municípios da região.

Os testes em Santos, chamados pela empresa de Operação Precursora, sem cobrança de tarifa, terão início em maio, no trecho de 1,2 km, entre as estações Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, das 13h às 17h. Ainda de acordo com a empresa, os três primeiros trens com fabricação nacional chegam à Cidade no mês que vem (totalizando seis). Em dezembro, serão 17, e até março de 2016, 22. Segundo a EMTU, 60% das obras estão concluídas no Município.
 
 
Traçado
O traçado da primeira etapa do VLT começa na Estação Barreiros, perto da Área Continental de São Vicente e chega a Santos pela Praia do Itararé. No José Menino, seguirá a antiga linha férrea, cruzará a Avenida Pinheiro Machado, seguirá pela Rua Marquês de São Vicente até a Francisco Glicério. Depois, cruzará o canal 2, Avenida Ana Costa até a Conselheiro Nébias. Entrará na Avenida Afonso Pensa e seguirá até a Rua Batista Pereira, no Macuco. Vai transportar cerca 70 mil passageiros por dia em, aproximadamente, meia hora.