Notícias

Pilates é opção para quem precisa realinhar a postura e ganhar flexibilidade

20/04/2015
O Pilates está na moda e não é por acaso. É um método de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo e também molas como forma de resistência extra por meio de equipamentos específicos. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Um dos objetivos mais importantes da atividade é o realinhamento postural. Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

Toda a técnica está baseada em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

Para o fisioterapeuta Pericles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, o método é uma excelente ferramenta de trabalho devido aos seus inúmeros benefícios no que diz respeito a aspectos traumato ortopédicos, respiratórios, questões posturais, ganho de flexibilidade entre outros. É um método que não tem contraindicações, desde que haja o domínio do profissional, o que permitirá a ele ter o discernimento necessário sobre o que fazer e não fazer durante o trabalho.”É fundamental que os exercícios propostos sejam adequados ao praticante, realizados no seu ritmo e com progressão proporcional ao desempenho apresentado. Costumamos também indicar o Pilates para os casos de distúrbios posturais, dores crônicas e reabilitação de atletas” explica o fisioterapeuta.

Entre os principais benefícios da prática destacam-se: alongar, tonificar e definir a musculatura; melhorar a postura; trabalhar a percepção do corpo e da mente; prevenir e recuperar lesões; reduzir o “stress” e aliviar as tensões; deixar sua coluna mais forte e flexível; aumentar a coordenação e o equilíbrio; complementar o seu treino esportivo e melhorar o visual de seu corpo e a sua autoestima.

As mudanças mais visíveis são: pescoço mais alongado, cintura mais afinada, parede abdominal firme e plana, pernas e braços tonificados e uma correção postural que promove melhoras no aspecto estético e funcional, dando mais energia e disposição ao praticante.

O Pilates tem sessões de sessenta minutos e o tempo do tratamento depende da necessidade do paciente. “O indicado é praticar de uma a três vezes por semana, dependendo do caso” avalia Pericles.