Destinos no Exterior

Santiago do Chile, entre os Andes e o Pacífico

25/04/2015
Emoldurada pela Cordilheira dos Andes, Santiago é a porta de entrada do Chile, um país situado entre a gigantesca cadeia de montanhas e o Oceano Pacífico que encanta pela beleza natural, história, hospitalidade e singularidades. A capital chilena é uma cidade moderna, plana e o seu centro histórico, com ruas exclusivas para pedestres, pode ser percorrido a pé, o que possibilita observar mais os detalhes de pontos turísticos como a Praça Plaza de Armas, a principal da cidade, onde ficam a Catedral Metropolitana de Santiago e o Museu Histórico Nacional. 

 
Mercado Central – Um bom ponto de partida para provar a culinária chilena, e também fazer algumas comprinhas. Nas barracas de frutas, o colorido de cerejas, uvas e muitas outras variedades. Mas o forte são os peixes e frutos do mar. E a variedade é imensa: salmões, ostras, machas, ouriços, mexilhões e centollas, um gigantesco caranguejo das águas geladas do Pacífico.
 
Palácio La Moneda – O palácio começou a ser construído em 1786 para abrigar a fábrica de moedas do país, daí o nome. Em 1846, se tornou a sede do governo chileno. O prédio com bela arquitetura neoclássica ainda guarda resquícios do golpe militar de 1973, que causou a morte do presidente Salvador Allende. Uma atração é a troca dos guardas na Plaza de la Constitución, que acontece pela manhã em frente à porta principal do palácio. 

 
Casa de Neruda – A Casa Museo La Chascona foi uma das três casas chilenas do poeta Pablo Neruda. A pesar de ter medo d’água, Neruda era apaixonado pelo mar. A casa, construída para simular a sensação de se estar em um barco, foi saqueada durante a ditadura militar, mas se transformou em um museu com um rico acervo, com livros, anotações, fotos, peças e o maior tesouro do poeta, o prêmio Nobel de Literatura, recebido em 1971. 
 
Vista de cima – Do alto das colinas, se tem uma vista panorâmica da cidade. O Cerro Santa Lucía, um dos mais visitados, oferece  uma  bela vista panorâmica com a Cordilheira dos Andes ao fundo. A subida é agradável para apreciar os murais, estátuas e até de uma fonte inspirada na romana Fontana di Trevi.  Já no Cerro San Cristóbal, escalado em um funicular, se tem a vista panorâmica mais espetacular de Santiago. A área pertence ao Parque Metropolitano de Santiago e abriga piscinas, parque infantil, zoológico, centro cultural, jardim japonês e espaços para piqueniques.

Vinhos dos bons – Não deixem de conhecer as vinícolas do Chile. Perto de Santiago, existem algumas abertas à visitação, como a Concha y Toro, uma das principais do país. No tour guiado, o visitante percorre a imensa propriedade, com o belo casarão amarelo onde viveu Don Melchor Concha y Toro, fundador da empresa em 1883, cercado por belos lagos. Os vinhedos se esparramam a perder de vista, até a base da Cordilheira dos Andes.

Museu de Arte Precolombino – O rico acervo reúne mais de três mil peças arqueológicas. São máscaras, vasos e até instrumentos musicais de sopro e percussão de povos maias, astecas e mapuches, entre outros. Estátuas da deusa terra Pachamama eram enterradas no solo para garantir a fertilidade das lavouras. 

Diversão e baladas – Santiago é uma cidade moderna e não faltam lugares onde badalar. Para quem busca diversão, os melhores lugares para aproveitar são nos bairros Bel-la Vista, Las Condes e Providência. Lá existem casas que tocam diversos estilos, como eletrônico, latino, rock, retro. 

Mote con huesillos – Talvez não exista nada mais chileno que o mote con huesillos. A refrescante bebida é um tipo de chá com grãos de trigo cozidos, pêssegos desidratados e um aroma de canela. É servida gelada e com uma colher – para comer o trigo e os pêssegos. No verão, as ruas de Santiago ficam lotadas de carrinhos que se intitulam “El rey del mote”.