Coluna Dois

Abril superesportivo em Santos

25/04/2015
A cidade de Santos respirou esporte neste mês de abril. No Clube Internacional de Regatas, o Brasileiro Master Santos de Vôlei, organizado pela Associação Nacional de Esportes, com participantes de 11 estados brasileiros, mais uma equipe feminina do Peru, que retornou após participar em 2013, e, pela primeira vez, um time masculino de Mar Del Plata, na Argentina. Mais de 1.000 atletas se hospedaram no hotéis da cidade. A pesquisa realizada com eles mostrou um alto grau de satisfação com a infraestrutura de Santos. 92% pretendem retornar no ano que vem E no Tênis Clube está sendo realizado o Campeonato Internacional de Tênis de Santos. Atletas de vários países disputaram o qualifying na semana passada e a chave principal nesta semana. Para uma cidade – e uma região – com vocação marcadamente turística, a realização de provas esportivas de nível internacional constitui prioridade máxima. Santos tem a aura de capital brasileira do triatlo e os empresários de hotelaria dizem que os finais de semana em que essas disputas são realizadas, são as ocasiões do calendário em que os hotéis atingem 100% de ocupação dos leitos. O caminho é esse.  
 
Decisão do caneco


 

A batalha entre Santos x Palmeiras começa neste domingo, às 16h00, no Allianz Parque. O Palmeiras pode colocar a dupla Cleiton Xavier e Robinho como titulares, enquanto o Santos pode não ter o ídolo Robinho entre seus 11 iniciais, por lesão. A última vez que os times se encontraram numa final foi pelo Paulistão de 1959, que foi decidida no início de 1960, com título do Palmeiras. Por outro lado, o Peixe eliminou o Verdão nos dois últimos confrontos de mata-mata recentes entre os times: em 2009 e 2013, ambos pelo Paulistão.
 
Cavaca
O tetracampeão mundial Rodrigo Cavaca está em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para a disputa de um dos campeonatos mais importantes do calendário anual do jiu-jitsu: o Campeonato Mundial Abu Dhabi Pro, que termina neste 25 de abril. O atleta santista treinou forte em sua academia, a Cavaca Fight Trainer,  pata tentar repetir a performance de 2013, quando se sagrou campeão da categoria superpesado após uma final memorável contra Marcus Buchecha. 
 
Avassalador
Está ficando difícil competir com Adriano de Souza, o Mineirinho. O início de temporada do surfista do Guarujá é impressionante. Na quinta-feira (23) ele faturou a etapa de Margaret River, a 3ª do ano, e disparou na liderança do ranking mundial. Mineirinho já soma 24.500 pontos, contra 16.950 do segundo colocado Mick Fanning. Para efeito de comparação, Gabriel Medina somava 19.200 a esta altura na sua campanha vitoriosa ano passado. Quem segura o guarujaense?
 
Street Flash
O campeão do Circuito Baixada Santista de Poker 2015 ganha um pacote para disputar o Main Event do WSOP em Las Vegas. Edison Carpentieri, editor do Jornal da Orla, está em segundo lugar e na sexta e no sábado tenta garantir uma vaga na final de domingo.  
 
Acabou o jejum
Depois de longos 27 anos, uma tenista brasileira conquistou um torneio de nível da WTA. A pernambucana Teliana Pereira bateu a casaque Yaroslava Shvedova por 2×0 (7/6 6/1) e faturou o Torneio de Bogotá. A última vez que uma brasileira tinha conquistado um título no circuito de WTA foi em 1988, com Niege Dias em Barcelona. Enquanto Teliana brilhava em Bogotá, o irmão dela, José Pereira, disputava o qualy de Santos. E se classificou para a chave principal, mas foi eliminado nas oitavas.
 
Oitavas da Libertadores
Depois do fracasso do ano passado (3 times classificados de 6), os cinco clubes brasileiros garantiram a vaga no mata-mata da Libertadores. Porém, pela primeira vez na história, dois confrontos brasileiros marcam essa fase da competição. O Inter encara o Galo e o Cruzeiro pega o São Paulo. Quem se deu melhor foi o Corinthians que enfrenta o Guaraní do Paraguai. Outro duelo que agita o torneio é o superclássico argentino Boca Juniors e River Plate.
 
Semifinais da Champions League
Deu a lógica nas quartas-de-finais. Os quatro favoritos se classificaram. Agora, já pode anotar na agenda porque quatro jogões vêm aí: o Real Madrid encara a Juventus, dia 5 de maio na Itália e dia 13 de maio no Santiago Bernabéu. O reencontro entre Barcelona e o Bayern, de Pep Guardiola, acontece primeiro no Camp Nou dia 6 de maio, e a volta está marcada para a semana seguinte, dia 12, em Munique.