Comportamento

O mundo oculto dos sonhos

16/05/2015
Sonhar é inerente à condição humana. A gente pode sonhar acordado, projetando desejos e objetivos para nossa vida, mas o sonho enquanto se dorme é o que provoca a imaginação e a curiosidade, dando margem para interpretações, crendices e até medos. Há muitas incertezas e especulações em torno dos sonhos, mas uma coisa é certa: todo ser humano sonha e todas as noites, ainda que não se lembre ao despertar.

Quem garante é o antropólogo Darrell Champlin, estudioso no assunto e autor do livro “O Portal dos Sonhos, a fantástica viagem da mente além do limiar do sono”. Ele começou a pesquisar o tema há mais de duas décadas, instigado por experiências pessoais, e acredita que os sonhos, uma vez compreendidos, são reveladores para o sonhador, que pode utilizar essa ferramenta para entender o passado, interagir com o presente e até prever o futuro, conduzindo sua vida de uma forma melhor.

“O sonho é um portal gigantesco para a psique. Deter sua chave, decifrar seus códigos, pode se tornar o caminho para o autoentendimento. Não subestime os sonhos. Se você não quer que os outros descubram detalhes de sua vida pessoal e íntima, não conte seus sonhos para ninguém”, aconselha. 
 
Que mistério é este
Sonhos são fenômenos que acompanham a média de um terço de nossa existência – o tempo que passamos dormindo. Desde a antiguidade, filósofos e pensadores passavam os dias em busca de respostas para as imagens que habitavam suas noites.

Freud dizia que os sonhos são a estrada real para o subconsciente e que, seguindo alguém por essa estrada, na compreensão dos sonhos, toda a periculosidade oculta na mente subconsciente poderia ser eliminada. Para Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, os sonhos trariam à nossa atenção os nossos mais urgentes conflitos íntimos, bem como aquelas coisas que mais necessitam de correção ou de avanço em nossa vida interior. 

Segundo Darrell, o sonho é uma representação que ocorre em nossa mente, normalmente envolvendo imagens, mas nem sempre. Podemos sonhar dormindo ou acordados, mas sempre retirados do estágio da consciência normal (caso em que a pessoa está com olhar ausente, no popular “mundo da lua). 

“Os sonhos utilizam uma linguagem não verbal, que pode ser compreendida, pois carregam consigo uma carga enorme de mensagens, recados, alertas, trivialidades e até, aparentemente, inutilidades” – garante. O certo é que, segundo o estudioso no assunto, ninguém sonha a troco de nada e as pessoas que aparecem nos sonhos geralmente representam o próprio sonhador. “Projetamos nas imagens de outras pessoas aquilo que queremos comunicar a nós mesmos”, afirma.
 
O que levar a sonhar
Normalmente, um sonho é uma atividade mental involuntária, embora possa ser provocado por estímulos internos e externos, tanto físico quanto mentais. Podem ser reações a estímulos biológicos (comida pesada tarde da noite), físicos (o que ocorre no meio ambiente), pensamentos e emoções, telepatia, desejos, traumas, clarividência e até estímulos espirituais. “Pode ser um repasse das ocorrências do dia ou um sonho aparentemente sem nexo, mas altamente simbólico.  Esse é o sonho que requer maior atenção e exame de nossa parte”, avisa Darrell.
 
Dormir bem é a chave para uma vida melhor
O ato de dormir é uma função fisiológica muito importante que vai além da mera reposição de energia enquanto se dorme, garante o antropólogo. “Diversos processos físicos ocorrem no sono, além do sonho, que é um dos mais importantes elementos do dormir. Dormir bem é a essência de tudo, é o que permite aproveitar melhor as capacidades curativas e reparadoras existentes e expressas pelos sonhos”, diz. Ele orienta a tomar alguns cuidados, como dormir no escuro e sem ruído.

Como técnicas que estimulam a capacidade de dormir melhor, Darrell recomenda a meditação, a elaboração de um diário de sonhos, a oração e o compartilhamento (dividir com outras pessoas o que sonhou, mas não pela internet).

Alguns tipos de sonhos psíquicos
Trata-se de um sonho que manipula uma função psíquica (mental, não cerebral) humana, como clarividência, retrocognição, telepatia, projeção da psique (projeção astral):

Sonhos telepáticos – nos quais há transferência de pensamento de uma mente para outra. O fenômeno normalmente é considerado como uma tremenda coincidência pelas duas partes.

Sonhos clarividentes – levam a mente do sonhador a entrar em contato com certas ações que estão ocorrendo naquele momento ou com algum objeto não pensado, como achar algo perdido, por exemplo.

Sonhos precognitivos – que traz ao sonhador conhecimento prévio de algum acontecimento. 

Projeção retrocognitivos – sonhos nos quais o indivíduo vê o passado pelo qual ele não passou ou não lembra e sobre o qual muitas vezes não dispõe de meios normais para dele tomar conhecimento.
 
Sonho espiritual
Para Darrell Champlin, os sonhos espirituais são os mais importantes, pois mostram como devemos orientar nossas vidas. “Uma das chaves para categorizar um sonho como sendo de natureza espiritual pode ser justamente o efeito duradouro que esse sonho traz na vida desperta da pessoa, que vai desde uma sensação de conforto profundo e elevação da alma, até uma percepção maior dos porquês de nossa própria existência e missão”.

O sonho pode ser classificado como espiritual se for marcado por uma ou mais das características ou funções seguintes: revelação (se revelar alguma verdade moral ou religiosa); iluminação (que ilumine alguém de tal modo que aprimore a sua espiritualidade ou seu conhecimento moral e metafísico); direção (um sonho que dê orientação à vida de alguém, de maneira e ajudá-lo a cumprir sua missão e seu propósito neste mundo).
 
Horários dos sonhos – O horário do sonho é fundamental para sua interpretação. O primeiro terço da noite lida com o presente ou com o passado recente da vida do sonhador; o segundo trata do passado mais distante. O último terço parece tratar de uma projeção futura da vida da pessoa. Se for registrado o horário do sonho, será possível examinar o passado, o presente e o futuro de nossas vidas.

Ausência de sonhos – O antropólogo garante que todas as pessoas sonham, desde bebês. Pode ocorrer a ausência de lembranças, não a ausência de sonhos. “Vários fatores podem levar à perda de sono, o que prejudica o sonho, desde consumo de medicamentos, drogas, doenças, e até o fato de a pessoa não querer lembrar”. Para a prática da interpretação, é importante elaborar um diário de sonhos, de maneira dedicada e contínua, registrando as informações logo ao despertar.

As cores nos sonhos – O fato de no passado os sonhos ocorrerem em maior frequência em preto e branco tem uma explicação simples para Darrell: “os meios noticiosos e os aparelhos de televisão eram essencialmente em preto e branco”. Apesar disso, ele acredita que os sonhos em preto e branco têm uma relevância maior. “O significado final tem um impacto maior no sonhador, quase sempre representando um divisor de águas. Observo que a pessoa está geralmente enfrentando uma situação delicada, que exige decisões urgentes, e para a qual se apresentam apenas duas opções”.

Deficientes visuais sonham com imagens? Segundo o antropólogo, estudos sugerem que isso depende de quanto tempo tiveram visão normal antes de ficar cegos. “Ao que parece, pessoas cegas de nascença, não sonham com imagens. Sete anos parece ser a idade crucial na qual a visão nos sonhos é retida. Mas a falta de imagens visuais não torna o mundo dos sonhos menos fascinante. Cegos de nascença não têm sonhos menos vívidos e menos complexos do que aqueles que enxergam”.
 
Interpretações e especulações
Quando o assunto é sonho, há muitas interpretações e especulações, influenciadas pelas culturas e épocas. Por exemplo, enquanto no Brasil há uma crença popular que sonhar com dente significa morte, nos Estados Unidos a morte é relacionada ao sonho com trem (veículo utilizado para conduzir os mortos no passado). 
 
Algumas interpretações do antropólogo para sonhos comuns:

Mortos – é a gente lambendo a ferida da saudade, querendo lidar com a ausência. 

Pelado, descalço – neste caso, Darrell sugere ao sonhador que analise o momento da vida e observe se não estava passando por algum constrangimento.

Relação agressiva com mãe ou pai – sonhando com um aspecto da pessoa que é reflexo em você.  Você é quem pode estar sendo agressivo.

Perda de dente – sonho somático, refletindo algo que esta no corpo. “Eu analisaria minhas amizades, simbolicamente o dente é a coisa mais sólida que deveria existir”.

Perseguição – sonho universal, que simboliza dificuldade emocional ou no trabalho.

Roubo do carro – preocupação com vida material, trabalho.

Sonho com a mesma pessoa – algo pendente, necessitando conversar.

Pesadelos – sonho exacerbado que sinaliza que algo urgente está acontecendo. Às vezes pode ser reação a traumas passados.