Notícias

Campanha incentiva doação de leite materno

23/05/2015
Com o tema “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”, o Ministério da Saúde lançou no dia 20, a Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, direcionada aos bebês prematuros. A meta é aumentar em 15% o volume do leite coletado no país. O Brasil tem 215 bancos de leite humano espalhados por todo o país – 56 no Estado de São Paulo, que dispõe ainda de 26 postos de coleta.

“Amamentar o próprio filho é um ato de amor, mas doar leite e ajudar a alimentar outros bebês é um ato de amor ainda maior. Esse gesto de solidariedade salva vidas e forma o futuro de muitas crianças”, observou a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter. Ela destacou ainda a necessidade de se fazer a coleta adequada: “Se você quer doar e tem dúvida, procure o banco de leite mais próximo ou ligue para o Disque-Saúde”.

Salvando vidas – Os bancos de leite são muitos importantes para salvar a vida dos bebês prematuros e de baixo peso, que estão internados nas UTIs neonatais. Em 2014, no Estado de São Paulo, 37.709 mulheres doaram 46 mil litros de leite materno que beneficiaram 40,3 mil bebês. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no país. 

Com duração de um ano, a campanha terá mensagens enfatizando que o leite doado serve para salvar a vida desses bebês, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Serão 1,2 milhão de folders e 20 mil cartazes distribuídos aos bancos de leite humano de todos os estados. Das 2,9 milhões de crianças nascidas em 2013, 11,9% foram prematuras.

Benefícios para a criança e para a mãe – Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. E, mais, o leite materno tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água.

O aleitamento materno também diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. A amamentação também reduz o peso da mãe mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente. 

Quem pode doar – Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Por isso, se você está amamentando e quer doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136. 

Em Santos, o Banco de Leite funciona no Hospital Guilherme Álvaro (rua Oswaldo Cruz, 179, Boqueirão), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, tel. 32021323. A doadora preencherá um cadastro no local, fará exames laboratoriais e receberá orientações e um kit para a doação. O leite humano extraído pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias.