Destinos no Exterior

Temporada de tartarugas marinhas na Riviera Maya

23/05/2015
Localizada a apenas 45 km de Cancun, no México, a Riviera Maya é o cenário de um dos mais encantadores espetáculos naturais: o nascimento de tartarugas marinhas. A temporada de nidificação vai de maio a outubro, e os turistas que visitam o lugar no período podem presenciar o nascimento das tartaruguinhas e ajudá-las a seguir seu caminho rumo ao mar, dentro das regras de proteção ambiental.

As tartarugas fazem as nidificações durante a noite, então a indicação é evitar a praia nesse período, não jogar lixo na areia ou mar, buscar ajuda se encontrar alguma tartaruga em apuros e usar protetor solar biodegradável. Seguindo esses pequenos passos, a diversão e o contato com a natureza são garantidos.
 
Três palcos do espetáculo:
Praia de Akumal: Localizada a 40 km da Playa del Carmen, coração e capital da Riviera Maya, Akumal, que na língua maia significa “o lugar das tartarugas”, é um dos principais lugares para encontrar os bichos que vêm todos os anos ao local para botar seus ovos. E é ali que fica o Centro Ecológico de Akumal, onde é possível aprender um pouco sobre os hábitos e a reprodução das tartarugas e participar de programas de educação ambiental. Também é possível realizar mergulhos com snorkel para ver os animais adultos.

Parque Xcaret: Localizado 11 km ao sul de Playa del Carmen, Xcaret é o parque ecoarqueológico mais importante do México. O local mantém um programa de conservação de tartarugas marinhas que inclui o resgate, reabilitação, identificação e soltura dos animais. Anualmente, os funcionários do parque têm o privilégio de levar os animais reabilitados de volta ao mar e até o momento mais de 5 milhões de tartarugas já passaram pelo programa.

Praia de Xcacel-Xcacelito: Chamados por alguns de éden perdido, esse local praticamente deserto fica entre Playa e o Xel-Há, a pouco mais de 7 Km de Akumal, sentido Tulum. Muito pouco visitada pelos turistas, a praia faz parte da área de preservação ambiental e é um santuário de tartarugas marinhas.
 
Curiosidades
– Das 8 espécies de tartarugas marinhas existentes em todo o mundo, 7 visitam a costa mexicana.  

– Exploradas durante décadas, hoje elas lutam contra a extinção. A cada mil nascimentos no mundo, a média de sobrevivência é de apenas uma ou duas tartarugas.  

– Tartarugas marinhas podem chegar a pesar 600 kg. Os recém-nascidos pesam cerca de apenas cinco gramas. Estudos apontam que as tartarugas habitam a Terra desde a pré-história.  

– Curiosamente, muitas tartarugas ao atingirem a maturidade, entre 15 e 30 anos de idade, dependendo da espécie, voltam à mesma praia que nasceram, instintivamente, para desovar.