Comportamento

Remedial Massage, técnica australiana que chega a Santos

23/05/2015
Dizem os especialistas que a história da massagem é tão antiga quanto a do mundo. A Arqueologia constata que, na Pré-História, o homem adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo. Seria o início do que hoje se entende por massagem. Seja para relaxamento, estética ou fins terapêuticos, não há quem dispense uma boa sessão de massagem. As técnicas são diversas e cada uma tem um nome especial: Do-In (japonesa, para promover o equilíbrio), Quick Massage (rápida, realizada em cadeira), Shantala (indiana, para bebês). A técnica mais procurada atualmente é a massagem corretiva, ou Remedial Massage. 

De origem australiana, esta técnica é uma combinação de Shiatsu e massagem tailandesa e atua como coadjuvante no processo de reabilitação de pessoas com patologias ligadas aos ossos e sistema muscular. 

A fisioterapeuta do Espaço Aequilibrium, especialista em Remedial Massage, Carolina Lousada Lopes, explica que o objetivo deste procedimento é liberar áreas tensas do corpo que possuam lesões, sendo indicado, a princípio, para atletas ou praticantes de atividades físicas, pessoas cujas atividades profissionais exijam algum esforço ou que permanecem por muito tempo na mesma posição. “A massagem corretiva é ideal para os pacientes com entorses, contusões, lesões por esforços repetitivos, câimbras, dores musculares, nas costas e, até mesmo, para quem tem insônia, ansiedade, estresse e dor de cabeça. Mas qualquer pessoa que deseje um toque mais intenso e profundo pode fazer também”.

A massagem corretiva é realizada com movimentos que exigem esforço físico do profissional, que deve ter conhecimentos em anatomia e fisiologia. “A diferença em relação aos outros tipos de massagem é que ela não envolve apenas as mãos. Eu uso bastante meus punhos, antebraços e cotovelos para tentar chegar ao músculo contraturado. Ela é intensa porque uso a força do meu corpo junto com esses pontos que são específicos para tratar a questão muscular “, explica Carolina.

A fisioterapeuta afirma que esta técnica não tem propriedades relaxantes ou estéticas, como as drenagens linfáticas. “O foco é a lesão muscular ou problema ósseo. Diferentemente das massagens em que o paciente dorme, nesta é necessário estar acordado, responder aos estímulos e prestar a atenção na respiração para o sucesso do tratamento”.

As sessões de Remedial Massage duram, em média, 50 minutos e podem ser realizadas até duas vezes por semana, de acordo com a necessidade do paciente. Como ela atua como coadjuvante dos tratamentos médicos, pode ser associada com a fisioterapia. Apenas gestantes e pessoas com o diagnóstico de trombose não podem recorrer a esta técnica.

Serviço: 
Espaço Aequilibrium – Avenida Ana Costa, 484, cj. 513, Gonzaga, Santos. Tel.: 3013-8238

Confira o vídeo do Orla TV: