Notícias

Cubatão realiza exames de mamografia e ultrassom sem fila de espera

29/05/2015
Em no máximo duas semanas é possível agendar a realização de mamografia na rede municipal de saúde de Cubatão. No mesmo prazo, o usuário do Sistema Unificado de Saúde (SUS) também pode realizar exames de ultrassom solicitados pelos médicos que atendem na Policlínica e nas 18 Unidades Básicas e de Saúde da Família. “Não há demanda reprimida”, informou o diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Leonardo Correia dos Santos.
 
Com a contratação, por licitação, da clínica Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) pela Secretaria de Saúde para a realização de exames, são disponibilizadas mensalmente 400 vagas para mamografia, atualmente o melhor teste isolado para detectar anomalias que possam ser um sinal precoce de câncer de mama.
 
Também na clínica, localizada na Praça Getúlio Vargas, 126, Vila Paulista, são atendidos semanalmente 280 pacientes que necessitam de exames de ultrassom. Neste caso, vale frisar que outros 500 exames de ultrassom mensais são realizados no Hospital Municipal. “O agendamento para esse exame ocorre em no máximo duas semanas, mas esse prazo deve cair em breve”, anunciou Leonardo Santos.
 
A Seconci, entidade filantrópica, também realiza outros tipos de exames, tais como: eletrocardiografia, eletroencefalografia, radiologia, espirometria (teste de função pulmonar) e audiometria vocal e tonal (aferição de perda auditiva e compreensão da linguagem). Além disso também oferece teste ergométrico, ecocardiograma e holter 24 horas.
 
“Apenas os exames de alta complexidade são realizados fora do município”, afirmou Santos, acrescentando que a Seconci é responsável também pela coleta de material para exames laboratoriais em todas as unidades de saúde do município.
 
De janeiro a abril último, a Secretaria de Saúde atendeu a média de 12 mil usuários do SUS por intermédio dos serviços contratados junto ao Seconci.