Comportamento

Como lidar com a timidez?

30/05/2015
Quem nunca sentiu aquele frio na barriga na hora de conhecer pessoas ou quando precisa se expor? Essa não é uma situação fácil e se torna ainda mais complicada para quem é tímido. Timidez é o surgimento do medo quando é preciso interagir com outras pessoas. No entanto, o problema começa quando esse medo impede alguém de ter uma vida normal ou de conquistar seus objetivos. 

A psicanalista e coach de Desenvolvimento Humano, Andreia Rego, comenta que um dos grandes problemas da timidez excessiva é que ela vem acompanhada de outras características, como a baixa autoestima e a preocupação com o julgamento do outro.

“Essas características fazem com que as pessoas, que são tímidas, muitas vezes, deixem passar oportunidades por medo de fracassar”, explica.

Mas timidez não é o fim do mundo. É o que apontam pesquisas feitas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com 30 mil internautas em 2013. Segundo os estudos, os tímidos apresentam algumas vantagens: são pessoas que estudam e se formam mais na faculdade; são mais controlados com o lado financeiro, tendo a renda financeira maior; possuem menores chances de desemprego pois têm mais discrição nos ambientes, são observadores, bons ouvintes, etc. 

“Isso não quer dizer que pessoas extrovertidas também não tenham essas vantagens. Tudo é questão de saber aproveitar o que existe de melhor dentro dessas qualidades”, comenta a especialista.

A principal dica de Andreia Rego aos tímidos é tirar proveito de suas características. “Entenda que a timidez é uma característica e não um defeito. Quando sentir essa sensação, faça um esforço para reconhecer a emoção e se perguntar o motivo de estar se sentindo assim num determinado momento”, comenta a profissional, que trabalha com algumas dicas de coaching para fazer com que a pessoa torne-se menos tímida. 

“Alguns exercícios para os tímidos são: escolher algum horário do dia e puxar conversa com um conhecido para falar algo do seu interesse, fazer esportes em grupo para trabalhar relação interpessoal, não se cobrar tanto, permitindo-se erros e acertos de forma normal, não se preocupar demais com julgamento dos outros, ser mais otimista; aceitar elogios, acreditar em si e melhorar sua imagem com roupas, cortes de cabelo que lhe agradem”, sugere. 

Para a especialista, o ideal é sair da zona de conforto e encarar os medos. Porém, se essa atitude parecer muito complicada de ser feita sozinha, é importante procurar um profissional. “É preciso compreender que a timidez não é uma doença e que há várias maneiras de solucioná-la. Basta a pessoa estar motivada e a fim de ultrapassar essa barreira”, conclui.