Notícias

Glaucoma pode levar à perda da visão

06/06/2015
Com sintomas iniciais praticamente imperceptíveis, o glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão intraocular, pode causar sérias lesões ao nervo óptico se não diagnosticado e tratado a tempo. No Brasil, estima-se que cerca de um milhão de pessoas sejam portadoras de glaucoma, que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

O combate à doença é possível com visitas anuais ao oftalmologista, principalmente a partir dos 40 anos, quando a incidência é mais frequente. “O glaucoma de ângulo aberto, que representa 80% dos casos, não apresenta sintomas no início. Quando o paciente percebe alguma alteração na vista e recorre ao oftalmologista, a doença já está em estágio avançado. Por isso, os exames de rotina são fundamentais para a sua prevenção e tratamento”, afirma o oftalmologista José Garone Lopes.

Causas e tratamento – Não existe uma causa definida para o aumento da pressão intraocular. No entanto, há uma predisposição genética em pessoas com histórico de glaucoma na família. O tratamento é feito, na maioria dos casos, com colírios de uso contínuo.