Notícias

E viva a mandioca!

27/06/2015
Mais preocupante que a crise econômica são os sinais emitidos por quem comanda ou deveria comandar os destinos da Nação. Durante a semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) fez mais um discurso confuso, aparentemente sem sentido, como vários outros que tem feito ao longo do exercício de seu mandato.

Em uma fala endereçada às comunidades indígenas, Dilma afirmou: “Nós temos a mandioca e estamos comungando a mandioca com o milho. Estou saudando a mandioca. Acho (a mandioca) uma das maiores conquistas do Brasil”.

A presidente não se satisfez. Segurando uma estranha circunferência, prosseguiu: “Para mim essa bola é o símbolo de nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessas, nós nos transformamos em homo sapiens. Ou mulheres sapiens”. Mais estranho ainda, a plateia aplaudiu.

É público e notório que a presidente, ao contrário de seu antecessor, não tem por costume abusar do álcool, hipótese descartada e que poderia justificar falas esdrúxulas. É possível que o estresse violento a que está submetida, em razão da grave crise econômica e da brutal queda de popularidade de seu governo, seja uma explicação razoável para discursos sem o menor sentido.

Qualquer que seja o motivo, no entanto, a sociedade brasileira tem razões para se preocupar. Mais do que em qualquer outra circunstância, é durante uma grande crise que um país precisa de uma liderança capaz de mostrar caminhos e alternativas. Confiança é fundamental e é justamente isso que Dilma e seu governo não conseguem transmitir ao Brasil.