Santos

Santos irá receber a Tocha Olímpica em 2016

04/07/2015
Santos está confirmada no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou em Brasília, sexta-feira (03), a lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da chama pelo país.

O revezamento vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da tocha, na cidade grega de Olímpia, berço dos jogos da antiguidade. A viagem segue até dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica, na abertura da competição, no Maracanã.
 
Para o secretário de Esportes, Alcídio Mello, que esteve em Brasília representando o Munícipio na solenidade que apresentou as cidades incluídas no revezamento, a passagem da tocha equivale a receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. “Mantendo a tradição esportiva em sediar grandes eventos, levaremos a população para as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar histórias exemplares dos nossos cidadãos que conduzirão a tocha. Com isso, mostraremos mais uma vez Santos para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do santista”.

Serão 300 cidades no revezamento. A tocha passará pelos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, por cerca de 20 mil quilômetros pelas estradas do País, com 12 mil condutores.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O governo federal, além dos estados e munícipios por onde a chama passará, são parceiros na organização.

Site
Santos também está apta a receber delegações para treinamento antes da disputa dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O principal meio de divulgação da cidade é O site http://www.santos.sp.gov.br/santosolimpica/. Ele conta informações sobre os centros de treinamentos da cidade, história, rede hoteleira, turismo, gastronomia, segurança, além dos eventos esportivos que acontecem em Santos. Tudo está disponível em português e em inglês.
 
Saiba mais
A tradição do Revezamento da Tocha Olímpica é inspirada na Grécia Antiga, onde eram organizadas corridas de revezamento com a chama, em tributo a certos deuses. Mensageiros eram enviados pelas cidades para anunciar o evento.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro revezamento ocorreu em Berlim 1936.
 
Serviço: