Roteiros Nacionais

João Pessoa, uma capital quatrocentona

01/08/2015
Não tão falada como Recife, nem tão badalada quanto Salvador, mas a capital da Paraíba não fica atrás de suas concorrentes no turismo do Nordeste brasileiro: João Pessoa, que dia 5 de agosto comemora 430 anos de fundação, é uma das 15 cidades brasileiras mais visitadas a lazer pelos brasileiros e se destaca por suas nove praias de águas mornas e tranquilas e pela gastronomia que privilegia os frutos do mar.

Mas Jampa, como também é carinhosamente pelos moradores, não se limita apenas às suas riquezas naturais. Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, por isso possui uma rica e histórica estrutura arquitetônica. 
 
Qualidade de vida
A qualidade de vida é um dos destaques da capital paraibana. A orla e os bairros da cidade contam com locais apropriados para caminhada, prática de esportes e áreas de lazer. O turista pode experimentar uma grande variedade de pratos em restaurantes da capital, feitos com camarão, caranguejo, lagosta, entre outros, muitas vezes acompanhados de macaxeira.

Um dos eventos mais famosos do calendário da cidade é a Folia de Rua, que acontece na semana do Carnaval e conta com desfile de blocos carnavalescos. João Pessoa também recebe a Procissão Nossa Senhora da Penha, no último domingo de novembro.
 
Gastronomia
O turista tanto pode se deliciar com iguarias típicas nordestinas como a carne de sol, tapioca, manteiga de garrafa, queijo coalho, cuscuz, buchada de bode, galinha à cabidela, quanto com a variedade frutos do mar que o litoral oferece.
 
Crédito: Daniell Mendes
 
Pontos turísticos
Farol do Cabo Branco – Marco do extremo oriental da América do Sul, é onde o sol nasce primeiro. Inaugurado em 1972, além da beleza da obra, a localização oferece uma vista privilegiada, já que está a 40 metros acima do nível do mar.

Picãozinho – O passeio nas piscinas naturais é uma experiência imperdível. O local é um arrecife de corais, com aproximadamente o tamanho de um campo de futebol, localizado a 1 km da costa na praia de Tambaú. Na maré baixa forma um verdadeiro aquário marinho.

Centro Histórico – O passado da cidade se revela nos detalhes das casas, sobrados, praças e igrejas seculares. O espaço é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e possui uma arquitetura que vai do rococó ao art déco.

Estação Cabo Branco – O conjunto arquitetônico foi um dos últimos trabalhos projetados por Oscar Niemeyer e abriga exposições e eventos culturais. Fica na Ponta do Seixas e é um dos mais recentes cartões-postais de João Pessoa.