Coluna Dois

O melhor time de todos os tempos da última semana

15/08/2015
O nome é Campeonato Brasileiro. Mas pode chamar de gangorra. Ao contrário dos campeonatos de pontos corridos em outros países, os clubes oscilam  muito na classificação do Brasileirão.

Nesta semana, o comentarista do SporTV, Lédio Carmona, lançou essa expressão interessante:

“O melhor time de todos os tempos da última semana”.

Vários já vestiram esse figurino na edição atual do Campeonato Brasileiro: Grêmio, Atlético Mineiro, Fluminense, Palmeiras e, agora, Grêmio de novo.

Dois fatores podem ser observados nessa fase exuberante e curta/curtíssima desses times: mudança de treinador e tabela.

No Palmeiras os dois efeitos se somaram. Subiu muito com a substituição de Oswaldo de Oliveira por Marcelo de Oliveira. Mas essa chegada do novo treinador também coincidiu com uma sequência de jogos contra clubes colocados na parte de baixo da tabela. Ponto alto, a goleada contra o São Paulo.

Com o Peixe, a chegada de um novo treinador também coincidiu com uma série de partidas contra clubes próximos da zona do rebaixamento. Um terceiro fator se soma a esses dois: a volta do experiente volante Renato, afastado por lesão, e a postura de liderança em campo adotada pelo também experiente atacante Ricardo Oliveira. 

O Grêmio, que despencava com o decadente Felipão, subiu com o surpreendente Roger Machado. Goleada contra o arquirrival Inter e vitórias fora de casa contra Santos e Galo.

O Corínthians, que não entrou nessa lista, lidera o Campeonato graças à regularidade e ao novo critério de marcação de pênaltis adotado no Campeonato. Contra o Timão, nenhuma bola na mão é pênalti, voluntária ou não. A favor, em ambos os casos, sim. 

 
É Seleção!
O meia Lucas Lima finalmente foi convocado para a Amarelinha. Ele vai ficar à disposição do técnico Dunga para os amistosos contra a Costa Rica e Estados Unidos, nos dias 5 e 8 de outubro. O maestro santista vai desfalcar o clube nos jogos contra a Chapecoense, Sport e São Paulo. Convocação merecidíssma, mas até quando a Seleção vai desfalcar os clubes no campeonato? Corinthians, Grêmio, Internacional, Atlético/MG e Botafogo também tiveram jogadores convocados e terão problemas nas próximas rodadas. 
 
Brasileirão 
A última rodada do primeiro turno começa com o Santos visitando o Atlético/PR neste sábado, às 18h30. Um pouco mais tarde, o São Paulo enfrenta o Goiás no Morumbi, às 21h. No domingo, promessa de casa cheia para o Palmeiras se reabilitar das três derrotas seguidas diante do Flamengo, às 11h. O líder Corinthians enfrenta o Avaí na Ressacada às 16h. 
 
Vai ou racha?
Após somar 10 pontos dos últimos 12 disputados, o Santos se afastou da zona de rebaixamento. Agora o clube está em 13º lugar, com 23 pontos. O time está a oito pontos do G-4 e sete da zona do rebaixamento. O confronto contra o Atlético/PR vai mostrar se o clube pode buscar objetivos maiores no campeonato. Conquistar a primeira vitória fora de casa pode animar o Peixe para o segundo turno, além de repetir a mesma campanha do primeiro turno do ano passado, quando o clube fez 26 pontos. 
 
Surfe
A 7ª etapa do Mundial de Surfe começou sexta-feira (14) e segue pelo resto da próxima semana. Nas temidas águas de Teahupoo, no Taiti, o líder do ranking Adriano de Souza, o Mineirinho, precisa brecar a ascensão dos australianos Mick Fanning e Julian Wilson. O atual campeão mundial Gabriel Medina foi quem conquistou a etapa de Teahupoo ano passado. Em 2015 ele está apenas na 15ª posição do ranking. 
 
Pra ficar na história 
O zagueiro David Braz, titular absoluto da zaga do Peixe, deve ter o contrato renovado por mais três em anos em breve. Isso significa que ele tem grandes chances de se tornar o maior zagueiro artilheiro da história do clube. Braz tem 10 gols em 86 jogos, média alta para um zagueiro. O líder da lista é o zagueiro Alex, que marcou 20 gols entre 2001 e 2004. 
 
Circuito Paulista
Está em andamento a 7ª etapa do Circuito Paulista de Poker, realizado no clube H2 em São Paulo. Os melhores jogadores do Estado marcam presença, como o mariliense Luiz Duarte, o atual líder do ranking. O torneio teve início na quarta, com o dia 1A, que teve a liderança do jogador do Guarujá, Ramiro Maduro. Neste sábado será jogado o dia 1D. Todos os classificados dos dias A, B, C e D jogam no domingo pelo dia 2 até que para na segunda-feira, no dia final, seja conhecido o grande campeão. 
 
Cejas
Morreu nesta sexta-feira Agustin Mario Cejas, goleiro do Santos entre 1970 e 1974. Cejas foi revelado pelo Racing na Argentina e também defendeu a seleção do seu país. Conquistou o primeiro troféu Bola de Ouro, da revista Placar, em 1973, mesmo ano em que foi campeão paulista com o Santos.
Cejas sofria do mal de Alzheimer.