Notícias

Você engorda no inverno? Saiba o motivo

18/08/2015
O inverno é uma estação naturalmente mais preguiçosa. O ânimo para ir à academia e os cuidados com a alimentação regrada diminuem, dando espaço aos passeios gastronômicos e escapadas da rotina saudável. Mas será que tudo isso, de fato, tem uma explicação?

Por estarmos em um país tropical e raramente enfrentarmos temperaturas abaixo de zero, como nos países europeus, a necessidade fisiológica de aquecer o corpo com alimentos mais calóricos torna-se uma justificativa para os excessos alimentares.

“Essa crença atua como as famosas frases: engordei porque estou retendo líquidos ou esse vestido me engorda. São apenas justificativas para se manter em uma zona de conforto e não ter que agir para sair dela”, explica a psicóloga, coach e especialista em transtornos alimentares Elaine Lopes.


A melhor forma de sair dessa zona de conforto é entender que as mudanças de comportamento atribuídas à estação são, de fato, pensamentos limitantes. O próximo passo é agir e criar estratégias que façam com que a ação torne-se mais forte que qualquer desculpa. Separar a roupa da academia na noite anterior ou combinar com um amigo de não faltar ao treino são pequenas dicas que podem ajudar a vencer este desafio.

Outro fator importante a ser notado durante o inverno é o significado que cada um emprega nesta estação. Dias frios costumam ser mais cinzentos e menos movimentados, o que faz com que as pessoas sintam-se mais deprimidas, preguiçosas ou desmotivadas.  “Quando percebemos que o nosso organismo está tentando, de alguma forma, nos manter nessa zona de conforto, é hora de agir para mudar essa realidade”, destaca Elaine.

A chegada do verão traz à tona todos os padrões de beleza impostos pela sociedade, fazendo com que as pessoas deem início a uma verdadeira corrida contra o tempo em busca do corpo dos sonhos. Porém, o que devemos ter em mente é que qualquer processo de emagrecimento deve estar ligado aos seus valores, ao que realmente importa para você: seja para ter saúde, por estética ou para dar exemplo de vida saudável a seus filhos.

Outro ponto importante para quem quer passar por uma grande mudança é aliar a parte física a psicológica. ” O Coaching, através da reflexão da forma de pensar e agir, fará com que o cliente mude seu estilo de vida, alterando assim a forma de se relacionar com a comida”, finaliza Elaine.

Se você tem interesse de conhecer essa ferramenta e dar início ao seu projeto de vida saudável, a Soar Desenvolvimento Humano oferece a primeira sessão de Coaching gratuitamente. A empresa está localizada na Av. Conselheiro Nébias, 754, conj 601, em Santos. Telefone: 3012-0134. Site: www.soar.net.br/coaching.