Geral

Professor desenvolve Projeto Facebook para auxiliar no aprendizado

21/08/2015
Com o intuito de dinamizar as aulas de Língua Portuguesa, aliando o conhecimento à tecnologia, o professor Orlando Dias Sales, da Escola Municipal Lucimara de Jesus (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343, Santa Rosa), lançou o “Projeto Facebook”, após discutir, em uma das reuniões pedagógicas da Unidade escolar, sobre a relevância do uso das redes sociais para o ensino. O objetivo é mostrar a importância da tecnologia na educação. 
 
O projeto foi iniciado no primeiro bimestre pelo professor, com os alunos do 7° ano C, utilizando textos e reflexões; explicando aos alunos a parte teórica do assunto. A partir do segundo bimestre, os alunos iniciaram a parte prática, elaborando relatos das aulas, selecionando letras de música e trabalhando a importância dos pronomes para construção do texto. Todas as atividades são revisadas pelo professor, antes de serem postadas na página. O Projeto foi batizado de “Projeto Volante” e tem possibilidade de ser ampliado para outras turmas. 
 
Com isso, foram feitas as “eleições” para coordenadores de classe, com a finalidade de indicar responsáveis pelo projeto: Thaíssa Cavalcante dos Santos, Josiane Santiago Lima e Flávia Sabrina, todas com 12 anos,foram eleitas. As ações visam também desenvolvimento da autonomia e cooperação do grupo.
 
As coordenadoras relataram que o envolvimento nas aulas aumentou. “Eu consegui aprender muito mais por causa do projeto e das aulas do professor”, conta Josiane. Já Thaíssa, disse que suas notas melhoraram na área de Língua Portuguesa. “Eu me desenvolvi bastante, com esse tipo de aula. Consegui aprender e gostar mais da disciplina.”
 
A responsável pela página no facebook, Flavia Sabrina, conta que veio transferida de outra escola e que está gostando das aulas que tem com o professor. “A ideia é muito boa, principalmente hoje em dia que todos nós somos ligamos à tecnologia, trazer para sala faz com que todos os alunos se interessem ainda mais pelas aulas”, conta. 
 
De acordo com o professor, a ideia do projeto surgiu após iniciar seu mestrado na Unicamp, onde as aulas são todas na era digital, e também por perceber o esforço de outros professores para que os alunos se envolvessem mais. “Este método de ensino está aproximando os alunos dos estudos”, disse Sales. 
 
A idéia é que este a ação fique na página da escola para que todos possam acessar, e também que cada professor tenha um projeto volante. Até o momento, a página é fechada e só pode ser acessada pelos alunos do 7ºC, por motivos de segurança. Para outras informações no telefone 3358 2335.