Geral

Aposentadoria: saiba como se preparar com antecedência e planejamento

24/08/2015
A aposentadoria é um momento de muitas mudanças e, para não ser pego de surpresa quando a hora chega de fato, é preciso estar preparado. Pensando nisso, o consultor do Vida Investe (iniciativa da Funcesp na área de educação financeira e previdenciária), Davison Pereira, dá algumas dicas para quem já está quase lá e quer se organizar.

Confira as recomendações do especialista:

5 anos
Plano de saúde: De acordo com o consultor, é importante checar se existe a possibilidade de manter o plano de saúde empresarial após a aposentadoria e, se sim, quais os custos para isso. “Levando em conta que nessa fase da vida os gastos nessa área aumentam consideravelmente, continuar com o mesmo plano pode valer a pena”.
Poupar: Ainda que o profissional não tenha se preparado financeiramente ao longo da vida para deixar o mercado de trabalho, faltando cinco anos ainda dá tempo de formar uma reserva financeira, segundo Davison. “Para obter os melhores rendimentos no curto prazo, a dica é buscar o auxílio de um especialista e não se restringir às opções de investimento apresentadas pelos bancos”, afirma o consultor. “Muitas vezes, órgãos e conselhos de classe podem apresentar possibilidades de fundos de previdência interessantes, bastante rentáveis, sem taxas de administração ou com percentuais reduzidos”, explica.

2 anos
Aumento das contribuições: Para quem já possui um plano de previdência complementar, o momento é de avaliar se vale a pena fazer um esforço adicional. “Desta forma, é possível ampliar os rendimentos e gerar uma boa reserva financeira para usufruir ao longo da aposentadoria”.
Adequação do orçamento familiar: Segundo Davison, pensar que os gastos diminuem nessa fase da vida é um mito. “Há um incremento nas despesas, principalmente das ligadas à área de saúde, que gera, consequentemente, um impacto na renda geral da família”, alerta o especialista. “Com a redução na renda por conta da aposentadoria, deve haver uma adequação no doméstico para evitar surpresas ou endividamentos. É fundamental, inclusive, que todos os integrantes da família estejam cientes dessa nova realidade que se desenha”.
Revisão do padrão de vida: Além de adequar o orçamento doméstico, vale avaliar também se é necessário manter o mesmo padrão de vida. “Trocar a casa ou o apartamento por um menor, abrir mão de um dos carros da família são possibilidades que podem ser consideradas, pensando na manutenção da qualidade de vida, mas a custos menores”.

1 ano
Documentação: O momento da aposentadoria também requer cuidados no que diz respeito à documentação. “Ao dar entrada no processo, é necessário ter todos documentos exigidos pelo INSS e para o resgate dos planos de previdência complementar. Como às vezes é necessário solicitar informações a órgãos públicos, o ideal é começar a se organizar com bastante antecedência”, aconselha Davison.

6 meses
Sensibilizar a família: Com a proximidade da aposentadoria de um dos integrantes, todos devem estar preparados para esse momento de transição, afirma o consultor. “Se a família toda estiver consciente, o impacto tende a ser menor, principalmente para o caso de casais que ainda mantêm os filhos em casa”.   

1 mês
Rescisão: Segundo Davison, às vésperas da mudança, é necessário pensar no destino do dinheiro obtido com a rescisão do contrato de trabalho e com o FGTS. “Investir em um negócio próprio, na troca de carro ou da casa são algumas alternativas, mas devem ser avaliadas com cautela, sobretudo se houver a necessidade de fazer financiamentos para complementação”.  

Além de pensar nos preparativos relacionados às finanças, é importante cuidar também da parte comportamental e social, alerta a especialista em qualidade de vida, Maria Cecília Bianco Saragiotto.

“Existe vida após o trabalho. A aposentadoria é uma fase de autoconhecimento, reflexão e redescobertas: de competências, aptidões, gostos e sonhos”, afirma Maria Cecília. “Precisamos mudar o conceito de inatividade e estagnação associado à saída do mercado de trabalho. Estamos vivendo mais e melhor e os aposentados de hoje têm muita energia para continuar contribuindo com a sociedade”, conclui.