Beleza

A vez do peeling: inverno é época ideal para ficar com a pele mais bonita

26/08/2015
O inverno é a melhor época para fazer tratamentos de renovação celular, como os peelings químicos. Eles são um tipo de procedimento capaz de corrigir marcas, manchas e muitas das alterações decorrentes do envelhecimento. Além disso, melhoram a aparência e a qualidade da pele.

Com a ausência do sol forte durante a estação mais fria do ano, fica mais fácil clarear e reduzir pequenas imperfeições que, muitas vezes, são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição à luz solar ou pelo passar dos anos.

Aquelas manchinhas, que são resquícios do verão; a pele desidratada pelo próprio frio, que acentua as rugas, enfim, todas as coisas que incomodam no rosto precisam de um cuidado imediato para quem quer entrar na primavera/verão ainda mais bonito e saudável.

O peeling é uma das mais saídas mais comuns e eficazes para reconquistar a beleza facial. É um tipo de esfoliação e seu principal objetivo é a remoção de algumas camadas da pele, além de estimular a formação de colágeno e a remoção de manchas superficiais.

Para a sua realização, é feita uma aplicação de ácidos que provocam uma descamação fina na pele durante cinco dias, em média. Entre as substâncias mais utilizadas estão ácido salicílico (para pele mais acnéica e oleosa) e ácido retinoico (manchas e rugas). Para decidir qual é o peeling adequado para a sua pele, converse com o profissional que irá atende-lo. “Existem peelings para retirar as manchas do sol. Nele, utilizamos produtos diferentes do que os escolhidos para peelings em pessoas que querem reduzir as marcas de expressão. Entre as minhas pacientes, esse tipo de tratamento é o mais comum. Todas querem diminuir as marcas do tempo. E os resultados são incríveis”, relata a esteticista Camila Della Rovere.

A aplicação do peeling químico requer cuidados mais especiais, principalmente na primeira semana após o procedimento. O maior deles está relacionado à exposição solar, pois a pele fica mais sensível. Portanto, enquanto a pele não termina de escamar, é melhor não esquecer o filtro solar e de procurar se manter distante do sol.

Há também peelings mais brandos, como o peeling de cristal, que é a aplicação de um cristal de alumínio em forma de pó. É o procedimento mais seguro, menos invasivo e pode ser feito a cada 15 dias. Esta técnica garante a remoção de camada córnea (células mortas), por meio de uma esfoliação mecânica e não descama. Porém, os resultados também são mais brandos, menos significativos.

Por que é importante fazer o tratamento quando há pouca incidência de luz solar? O peeling é um procedimento que serve para corrigir as imperfeições da pele, como marcas de espinha, manchas de sol, da gravidez, do tempo ou até mesmo cicatrizes.
Nesse processo, são eliminadas as células mais danificadas da pele e estimula-se a produção de colágeno, que garante uma pele nova e cheia de vida. Funciona como uma profunda esfoliação ou até uma espécie de leve queimadura (controlada pelo especialista, é claro).

Os peelings podem ser feitos pelos adolescentes, que tem problemas de acne, e até pelos mais velhos, que desejam amenizar os danos que o tempo causa. A única diferença é no ácido usado no tratamento. Cada caso é avaliado individualmente.
Esse tipo de procedimento não deve ser feito no verão, só no inverno mesmo, quando a incidência dos raios solares é bem menor e a pele não corre o risco de sofrer irritações por conta do sol forte.