Notícias

Unimes esclarece dúvidas sobre esclerose múltipla com palestras e reuniões

28/08/2015
A população da Baixada Santista, portadora ou não da esclerose múltipla, terá a oportunidade de receber orientações sobre a doença por meio de palestras e reuniões que acontecem nesta segunda-feira (31), a partir das 18h, na Associação Paulista de Medicina (Avenida Ana Costa, 388).

O evento, realizado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), vai de encontro ao Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla no Brasil, que acontece um dia antes (30). Nesta ocasião, alunos da Liga de Neurologia da Faculdade de Medicina e profissionais ex-alunos da casa atendem familiares, pacientes e novos portadores da doença. A entrada é gratuita.


“Nosso objetivo é desmistificar padrões que as pessoas possuem sobre a esclerose múltipla. Diferente do que se imagina, a doença atinge principalmente a população mais jovem, entre 20 a 40 anos. Também é muito comum pensar que o portador é cadeirante, o que não é verdade, muitos têm um cotidiano bastante ativo. Vamos aproveitar a data para informar sobre diagnóstico, tratamento e, para isso, pedimos que os interessados tragam alguma pessoa que não conheça nada sobre a esclerose também”, explica Yara Dadalti Fragoso, professora titular de Neurologia da Unimes e coordenadora do CEREM Litoral Paulista.

Instituição coordenadora do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Litoral Paulista (CEREM Litoral Paulista), a Unimes sedia as atividades na região desde 2011. No total, são 11 centros de referência sobre a doença no Estado de São Paulo. “Somos credenciados para reavaliar casos e autorizar os tratamentos, porque o diagnóstico da esclerose múltipla não é simples”, completa.