Santos

Programação especial festeja 39 anos da ZN com a comunidade

28/08/2015
Mais de 100 mil moradores reunidos em 16 bairros. Essa é a Zona Noroeste, que chega aos 39 anos com uma programação especial de aniversário neste sábado (29), concentrada na Avenida Afonso Schmidt (Estradão).
 
A partir das 9h, haverá o tradicional desfile cívico-militar, que abrirá a Semana da Pátria com 30 escolas (estaduais e municipais), integrantes de entidades comunitárias e corporações militares. Para as 12h está marcado o tradicional “parabéns”  com corte de bolo.
 
Missa
Programação continuará às 18h, com uma procissão de fiéis para acompanhar a saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, a partir da Igreja Sagrada Família até o Estradão, onde às 19h será celebrada uma missa campal. Estão confirmadas as presenças dos párocos José Raimundo (Sagrada Família), Luis Carlos (Santa Margarida Maria) e Lucas (São Tiago Apóstolo).
 
O evento é realizado pela Subprefeitura da Zona Noroeste, da Secretaria de Serviços Públicos, e Secretaria de Cultura.
 
História – O Dia da Zona Noroeste é comemorado todo último domingo de agosto. A ZN é ocupada desde a década de 1920, com a instalação das linhas de bonde pela Cia City, mas com intensificação de novos moradores a partir de 1950, devido à chegada de imigrantes para trabalhar na construção do pólo industrial de Cubatão.
 
A região é formada por Alemoa, Areia Branca, Bom Retiro, Caneleira, Castelo, Chico de Paula, Ilhéu Alto, Piratininga, Porto Alemoa, Porto Saboó, Rádio Clube, Saboó, Santa Maria, São Jorge, São Manoel e Vila Haddad.