Destinos no Exterior

Patagônia: Chilena ou argentina?

29/08/2015
Espalhada por 1 milhão de km² dentro do território de dois países latinos com paisagens deslumbrantes, a Patagônia possui tantas facetas diferentes que fica difícil escolher por onde começar. Montanha, lago ou mar? Longas caminhadas, cruzeiros de luxo, hotel-boutique ou um típico hotel-fazenda? Difícil escolha diante de tantas atrações que envolvem em uma atmosfera mágica essa parte do planeta, nos confins do continente americano: 
 
Fiordes Patagônicos, Chile
Concentra os mais espetaculares fiordes da América Latina, que costuram esse trecho da costa oeste sul-americana à beira do Oceano Pacífico.

Programa para quem gosta de navegar com conforto (a região só é explorada por barco, em cruzeiros de alto luxo), observando paredões rochosos, glaciares, vulcões, baleias, golfinhos, aves e uma natureza incrível.

A partir de Santiago, são duas horas de voo até Puerto Montt.
 
Bariloche e Lagos Andinos, Argentina
A região, famosa entre os brasileiros, conta com ótima infraestrutura para curtir lagos, trilhas, picos nevados e praticar esportes de natureza. É base para cruzar os Lagos Andinos, de barco e de carro, ao Chile. Da capital argentina até Bariloche são 2h20 de voo. O inverno atrai muitos turistas, mas há o que ver o ano todo.
 
Parque Nacional Torres del Paine, Chile
Concentra os mais belos glaciares, maciços rochosos e lagos da Patagônia. Dá para caminhar, cavalgar, passear de carro ou de barco. Ideal para quem gosta de longas caminhadas em meio à natureza espetacular. A cidade base é Puerto Natales, a 1h de carro da entrada principal do parque. De Santiago do Chile são 3h30 de voo até Punta Arenas e, de lá, mais 4 horas de estrada ao Parque Nacional.
 
Ushuaia e Terra do Fogo, Argentina
A região, que fica na ponta sul da América, serve como porto para explorar a Antártica e já apresenta fauna e cenários que são característicos do Polo Sul.

O lugar, também chamado de fim do mundo, é propício para caminhadas e passeios de barco para observar a fauna aquática.

De Buenos Aires a Ushuaia são 3h30 de voo.

 
El Calafate e El Chaltén, Argentina
As pequenas e charmosas cidades vizinhas estão à beira do Parque Nacional Los Glaciares. El Calafate abriga o Glaciar Perito Moreno e El Chaltén é a sede do Monte Fitz Roy e meca do trekking na Patagônia Argentina. De Buenos Aires são 3h20 de voo até Calafate. Para El Chaltén o transporte é feito por terra, a partir de Calafate.

 
Península Valdez, Argentina
Localiza-se à beira-mar e abriga a mais diversa fauna marinha austral. Ideal para quem gosta de ver de perto pinguins, baleias, golfinhos, lobos marinhos, elefantes marinhos e as mais variadas aves. De Buenos Aires a  Puerto Madryn ou Trelew leva-se 2h voando.  A melhor época para ver baleias é de maio a novembro.