Coluna Dois

Peixe em ascensão enfrenta Raposa fragilizada

29/08/2015
Santos e Cruzeiro se enfrentam neste final de semana em Minas. As duas equipes vivem momentos opostos. O Santos, depois de um início complicado no Brasileiro, embalou. Na Copa do Brasil, eliminou, com duas belas exibições, o arquirrival Corinthians. Está no colo da torcida. O Cruzeiro, ao contrário, namora a zona do rebaixamento no Brasileiro e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Palmeiras.

A situação dos dois adversários dá gancho para uma análise de um elemento importante no futebol. E também na vida. Esse elemento é a continuidade do trabalho. 
As duas atuações contra o Corinthians talvez tenham sido as duas melhores do Peixe neste ano. As duas assistências de Lucas Lima na Vila são daquelas jogadas que o torcedor  lembra até muitos anos depois. Os dois contra-ataques dos gols desta quarta-feira no Itaquerão, também. Rápidíssimos. Precisos. Finalizações perfeitas, as duas no contrapé do goleiro.

Aí entra o quesito continuidade. Uma das melhores apresentações do Santos no ano passado também foi na Copa do Brasil. Goleada de 5 a zero no Botafogo. A “espinha” daquele time já tinha David Braz, Renato e Lucas Lima. Gabriel e Geuvânio já jogavam abertos pelas pontas. Com exceção de Renato, todos eles marcaram gols naquele jogo. O zagueiro David Braz, dois. No final de 2013, o time montado por Claudinei Oliveira já jogava com Geuvânio e Thiago Ribeiro pelo lados, participando muito da marcação e dos contra-ataques.

O Cruzeiro, por outro lado, desmontou completamente a “espinha” do time bicampeão brasileiro. Egídio, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, peças vitais no sistema de jogo daquele time de sucesso, saíram todos ao mesmo tempo. 

O Santos também passou por um momento de instabilidade neste ano. Um fator determinante nessa fase talvez tenha sido a saída dos dois jogadores mais experientes da campanha do Paulista: Robinho, por não-renovação do contrato, e Renato, por lesão. Eles passavam liderança e segurança para os mais novos dentro de campo.  

Dorival Júnior, além de compactar mais o time, parece ter equacionado esse problema com Ricardo Oliveira assumindo essa postura em campo e com o retorno de Renato.

É impossível prever o resultado de um jogo desses. Mas a verdade é que o Santos tem totais condições de bater o Cruzeiro nesta rodada, conquistar a primeira vitória fora de casa no Campeonato  e embalar definitivamente nas duas competições.   


 
Ferrari
A escuderia italiana completou 900 Grandes Prêmios na Fórmula-1 no domingo passado.

Esse recorde de participações transformou a grife em sinônimo de velocidade. Outros recordes estão nos números de vitórias (223), poles positions (207) e voltas mais rápidas (232).

A Ferrari tem 16 títulos de construtores e 15 de pilotos.

Brasileiros nessa história: Rubens Barrichello (2000-2005), 9 vitórias e 2 vice-campeonatos e Felipe Massa (2006-2013), 11 vitórias e 1 vice.

Chico Landi pilotou uma Ferrari no GP da Itália em 1951, mas pela própria equipe, não pela escuderia italiana. 
 
Brasileirão 
A 21ª rodada do campeonato começa neste sábado, com o São Paulo recebendo a Ponte Preta no Morumbi, às 21h. O Tricolor está aliviado com a classificação contra o Ceará, lanterna da Série B, na Copa do Brasil. No domingo, às 16h, o líder Corinthians visita a Chapecoense, no difícil estádio Arena Condá. No mesmo horário, o Palmeiras enfrenta o Joinville na Allianz Arena. O Peixe fecha a rodada às 18h30 contra o Cruzeiro, no Mineirão. Dorival Junior não vai contar com Geuvânio, suspenso, e Gabriel, machucado. Marquinhos Gabriel fica com uma das vagas, enquanto Leandro e Neto Berola disputam a outra.
 
Vai esquentar
O sorteio para definir as quartas de final da Copa da Brasil vai acontecer na segunda-feira (31), 12h30, na sede da CBF. A chance de ter clássicos regionais é grande. Santos, São Paulo, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Grêmio, Internacional e Figueirense são os clubes sobreviventes. Você, leitora / leitor, já pode arriscar palpites! 
 
Grupos da Champions League
Nesta semana foram sorteados os grupos da Champions League, edição 2015/2016. O grupo mais complicado é o D, que conta com Juventus, Manchester City, Sevilla e Borussia Mönchengladba. Manchester United, Chelsea e Barcelona caíram em grupos tranquilos. O Real Madrid tem a companhia do PSG no grupo A e o Bayern de Munique está junto com o Arsenal no grupo F. 
 
Faltou pouco
Foi por pouco que Gabriel Medina não repetiu o título da etapa de Teahupoo, no Taiti. O surfista de Maresias e atual campeão mundial do circuito não conseguiu superar o francês Jeremy Flores e perdeu a bateria final, que não contou com muitas ondas, por 16.87 contra 13.20. Com os resultados da 7ª etapa, Adriano de Souza, o Mineirinho, continua na liderança do ranking, mas vê bem de perto os rivais Mick Fanning, Owen Wright, Julian Wilson e o brasileiro Filipi Toledo. Os cinco estão separados por apenas 1.750 pontos. Gabriel Medina saltou para o 10º lugar com o vice.
 
BSOP Natal
A 5ª etapa do Brazilian Series of Poker (BSOP) começou ontem (28). Os melhores jogadores do Brasil estarão nas mesas nos próximos dias, até o campeão ser conhecido na segunda-feira (31). O líder do ranking é o goiano João Bauer, renomado jogador do Brasil. Atrás dele está o profissional de São Paulo, Igor Marani. A TV Poker Pro (www.tvpokerpro.com) transmite as ações todos os dias.