Roteiros Nacionais

Expoflora: festa das flores vai até 27 de setembro

05/09/2015
Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a 34ª edição da Expoflora em Holambra, interior paulista, foi aberta ao público dia 28 de agosto e segue até 27 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo e no feriado de 7 de setembro, das 9 às 19h. São esperados cerca de 300 mil visitantes nos 17 dias do evento, que dá as boas-vindas à primavera e lança as novidades em flores e plantas ornamentais ao mercado, indicando as tendências do setor. 

O Parque da Expoflora ocupa uma área de 250 mil m², que conta com diversas atrações. Uma delas é a Exposição de Arranjos Florais, que este ano tem como tema Flores, Sabores e Sensações. Entre as atrações fixas estão, também, a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, com o tema Frutos do Jardim; a Parada das Flores; a Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões, minissítio e visita ao Museu de Holambra.
 
Tendências e novidades – Segundo os organizadores, o objetivo da Expoflora não é vender (embora funciona um shopping de flores durante o evento), mas, sim, mostrar ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores que atuam em Holambra. Os produtores aproveitam a Expoflora para lançar novas variedades de flores e plantas, ditar tendências no paisagismo e decoração e para avaliar a sua aceitação pelo consumidor. 


Shopping das Flores – Quem for à Expoflora vai poder percorrer uma grande área lotada de prateleiras e bancas e colocar em carrinhos o que escolher entre mais de três mil variedades de mais de 300 espécies de flores e plantas ornamentais.  
 
Exposição e Mostra de paisagismo – Na Exposição de Arranjos Florais, os cenários conduzem os visitantes a uma viagem pelo mundo, para que a natureza aguce os cinco sentidos. A decoração inclui cascatas de flores, ambientes de festa e mais de 200 sugestões de arranjos de flores de corte. Já a Mostra de Paisagismo e Jardinagem conta com 20 ambientes assinados por 30 profissionais, que foram desafiados a criarem seus projetos baseados no tema Frutos do Jardim. 

 
Capital Nacional das Flores
Holambra (junção das iniciais das palavras Holanda, América e Brasil) é uma antiga colônia holandesa, hoje um município com cerca de 12 mil habitantes na região de Campinas, reconhecido como a Capital Nacional das Flores. Trata-se do maior produtor e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, respondendo por 50% do mercado brasileiro de flores. O city tour oferecido durante a exposição inclui visita ao Moinho de Vento em tamanho natural e a um campo de flores.
 
Serviço: 34ª Expoflora, até 27 de setembro, de sexta a domingo, e na segunda-feira, 7 de setembro, das 9 às 19h, em Holambra. Mais informações: (19) 3802-1421 e [email protected]