Coluna Dois

Profecias do Apocalipse furadas

05/09/2015
Odílio Rodrigues recebeu muitas críticas pela contratação de Leandro Damião. O atacante realmente não teve um bom desempenho no Santos. Atuações muito ruins. Pouquíssimos gols. Muita dificuldade para acompanhar o ritmo vertiginoso dos companheiros de meio campo e ataque: Lucas Lima, Gabigol, Tiago Ribeiro e Geuvânio.

Nesse ponto do desempenho do atacante, é preciso dar um desconto para o ex-presidente do Santos. Todas as contratações de atletas apresentam esse risco de não dar certo. Entram aí vários fatores imponderáveis. Tem a relação com o treinador, com o torcedor, com a cidade, com o clube, tem a fase técnica do jogador, problemas físicos…

Só que o conteúdo das críticas de torcedores, associados, conselheiros e, principalmente da oposição política no Santos, se direcionava muito mais para o valor “absurdo” do negócio do que para a conveniência técnica da incorporação de Damião ao elenco e ao time titular.

Treze milhões de euros!!! Uma montanha de dinheiro. O Peixe teria de arcar com essa fortuna depois de 3 anos, porque ninguém pagaria valor nem próximo desse pelo atacante.

Confesso que até eu mesmo embarquei nessa nau dos incrédulos. Cheguei a pensar que Damião poderia, no máximo, se o Santos tivesse muita sorte, ser negociado por 10 ou 11 milhões de euros para algum mercado secundário, como o chinês. Isso minimizaria o prejuízo, eu argumentava.

No final de agosto, entretanto, no fechamento da janela europeia, o Olympique de Marseille apresentou proposta de 15 milhões de euros pelo atacante que está emprestado ao Cruzeiro. Isso, mesmo com a fase ruim dele no Santos e com o péssimo momento do clube mineiro onde ele está.

Damião não aceitou a proposta. Tenta se desvencilhar do Santos em função do atraso de salários no ano passado, final da gestão de Odílio. A justiça manteve o vínculo dele com o Peixe até o final do processo. 

É muito cedo para avaliar até que ponto a decisão dele de não aceitar a transfer6encia pode pesar a favor do Santos numa possível ação judicial na hora de quitar o empréstimo da Doyen, em 2017.

Mas já consigo avaliar, pela proposta do Olympique, que eu estava errado quanto às possibilidades do Santos de negociar Damião.

Gostaria de saber que auto-crítica estão fazendo aqueles muitos profetas do apocalipse que definiam em conversas particulares, mas também em meios de comunicação, a contratação de Damião como “o pior negócio da história do Santos”.
 
Cockpits cobertos
Depois das fatalidades envolvendo Jules Bianchi na F1 e Justin Wilson na Indy, a instalação de coberturas nos cockpits dos carros vem sendo muito comentada. Na Fórmula-1, a Mercedes fez um estudo, a pedido da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A proposta da escuderia alemã, entretanto, não é a única de carros da F1 com coberturas para cockpits. O designer holandês Andries van Overbeeke também produziu uma série de imagens conceituais com peças que cobrem integralmente as cabeças dos pilotos.Especialistas em automobilismo esportivo não acreditam nessa inovação, pois além de descaracterizar os carros da F1 e Indy podem aumentar riscos em caso de incêndio.
 
Brasileirão
A bola rola para a 23a rodada do campeonato. No sábado, às 19h30, o São Paulo tem nada menos que 12 desfalques para enfrentar o Internacional, no Morumbi. No domingo acontece o grande jogo da rodada, o clássico entre Palmeiras e Corinthians, na Allianz Arena às 16h. Vale lembrar que o Verdão venceu o derby do primeiro turno em Itaquera. O Peixe pode ter o retorno de Gabriel, mas deve encarar o Sport na Ilha de Retiro sem Geuvânio, lesionado. O jogo será às 18h30 e pode deixar o Santos ainda mais perto do pelotão de frente do campeonato. 
 
Reforço
O Santos apresentou o volante Cristian Ledesma, de 32 anos. O argentino fez a carreira na Itália e jogou apenas no Lecce e na Lazio, onde atuou 9 anos e tornou-se ídolo e capitão do clube. Naturalizado italiano, o jogador tem como características fortes a marcação e a bola parada. Ledesma bate muito bem faltas e escanteios, além de ter um bom chute de longa distância. É verdade que mal jogou a última temporada por problemas físicos, mas se estiver bem fisicamente tem tudo para ser um bom reforço para a sequência do ano. Com o Brasileiro e a Copa do Brasil afunilando, a força do elenco será vital.
 
US Open 
Com o último Grand Slam do ano em andamento, a número 1 do mundo Serena Williams, que completa 34 anos ainda neste mês, pode fazer história duas vezes. A americana venceu os outros três Grand Slams realizados em 2015 (Austrália, Roland Garros e Wimbledon) e pode se tornar a 3ª mulher da história a conquistar os quatro principais torneios do circuito no mesmo ano . Apenas a australiana Margaret Court, em 1970, e a alemã Steffi Graf, em 1988, realizaram a façanha. Se vencer o US Open, Serena também vai igualar o número de Grand Slams de Steffi Graf, com 22. 
 
Com Lucas Lima 
O Brasil encara a Costa Rica em amistoso que acontece hoje, às 17h, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. O técnico Dunga faz testes para a estreia das eliminatórias, que acontece em outubro, enfrentando logo de cara o Chile fora de casa. Neymar vai estar suspenso nos dois primeiros jogos e deve ficar no banco no amistoso por tal motivo. Dunga treinou o Brasil com Lucas Lima, William e Douglas Costa, que está arrebentando no início do alemão sob o comando de Pep Guardiola. Hulk, de volta, assume o comando de ataque. O Brasil também enfrenta os Estados Unidos, na terça-feira (8). 
 
Vai ter próxima?
Exatamente 10 anos atrás, Vanderlei Luxemburgo comandava o Real Madrid e os galácticos, como Ronaldo, David Beckham e Zidane. Não vingou. Luxa tinha chegado ao auge de sua carreira após muitos sucessos no Brasil, como nos anos anteriores por Cruzeiro e Santos. Era difícil prever que o treinador pentacampeão brasileiro ficaria 10 anos sem ganhar nenhum título importante, a não ser alguns estaduais pelo caminho. Aconteceu. Luxa coleciona fracasso atrás de fracasso e a demissão do Cruzeiro, com só 37% de aproveitamento em 19 jogos, foi apenas mais um. Antes disso, já havia sido demitido do Flamengo neste mesmo ano, após somar um pontinho nas três primeiras rodadas. Antes do Fla, foi no Flu, quando Vanderlei teve o baixíssimo aproveitamento de 38% em 26 jogos . Qual será o próximo grande a acreditar no “pojeto” do “pofexô”?