Roteiros Nacionais

Embu das Artes, a cidade do artesanato

12/09/2015
Distante apenas 30 km da capital paulista, a cidade de Embu das Artes é conhecida por sua feira de artes, que aos domingos transforma o pequeno centro histórico em um verdadeiro ateliê a céu aberto. Quem passeia por lá, além de apreciar a arquitetura charmosa, pode encontrar de peças de artesanato indígena a objetos de arte contemporânea e móveis rústicos de madeira maciça. Mas o município tem muito mais opções de lazer a oferecer:

Cidade das Abelhas – Fica dentro da Mata Atlântica e é o local ideal para aqueles que querem interagir com a natureza. O passeio mostra a importância da vida das abelhas, aliando conscientização e lazer.

Roteiro religioso – O Complexo Nossa Senhora do Rosário, tombado pelo patrimônio histórico, foi construído em taipa de pilão por volta de 1.700 e é uma das mais importantes e preservadas construções jesuítas no Estado de São Paulo. O complexo é formado ainda pelo Museu de Arte Sacra, com acervo que reúne imagens de anjos, santos e personagens bíblicos, todos produzidos entre os séculos XVII e XIX.

Museu do Índio – Seu acervo tem peças que retratam os costumes, crenças, rituais, aspectos da vida comunitária e a relação que as várias nações indígenas têm com a natureza. O local também funciona como centro de pesquisa sobre a cultura indígena.

Parque do Lago – Com 217 mil m², o Parque do Lago Francisco Rizzo possui pista de corrida, biblioteca especializada em meio ambiente, viveiros de mudas de plantas e de árvores, além de brinquedoteca e lago com peixes.

Como chegar – A entrada da cidade está na altura do km 279 da Rodovia Regis Bittencourt (BR-116) e  pode ser acessada via Rodoanel ou Marginal Pinheiros.