Roteiros Nacionais

10 destinos para apreciar o pôr do sol

26/09/2015
O pôr do sol é um momento fascinante e disponível para todos, no qual os mais observadores param por alguns minutos para apreciar a explosão de luzes e cores do astro-rei, desaparecendo no horizonte de praias e rios, sumindo entre montanhas e dunas ou escondendo-se atrás de edifícios históricos.

Há destinos clássicos para apreciar o pôr do sol, como o Rio de Janeiro, seja na Pedra do Arpoador, no topo do Cristo Redentor ou na areia da praia; e a Praia do Jacaré, em Cabedelo, pertinho de João Pessoa. A consultora de viagens Adriana Lage, do portal Shop & Travel Guides, indica outros 10 locais para se deleitar com este belo espetáculo da natureza:

Pantanal (MS) – Aqui é possível escolher entre dois momentos em que o poente apenas acrescenta mais beleza ao espetáculo: assistir à revoada de milhares de pássaros retornando para as árvores em busca de abrigo para a noite ou acompanhar a partir da varanda da casa de uma fazenda o retorno do gado para o curral.

 
Jericoacoara (CE) – Vilarejo onde a vida acontece calmamente, com ruas de areia, casas de pescadores e pousadas charmosas. A longa viagem de 5h desde Fortaleza é recompensada com o poente assistido de cima da grande duna, que vai adquirindo cores douradas à medida que o sol desaparece no horizonte.

Lençóis Maranhenses (MA) – As grandiosas dunas que abraçam as inúmeras lagoas dos Lençóis Maranhenses são o cenário perfeito para o show do entardecer, quando o reflexo do sol encontra as águas das lagoas. 

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE) – Chegar lá exige um pouco de esforço para percorrer a trilha até a pequena baía emoldurada por pedras e uma pequena faixa de areia formando piscinas de águas cristalinas, que vão mudando de azuis e verdes para laranjas e vermelhos, com o icônico Morro Dois Irmãos dominando o horizonte.

Presidente Epitácio (SP) –  O cenário não podia ser mais idílico: o sol se põe atrás da grande ponte que liga os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, refletindo suas luzes nas águas caudalosas do Rio Paraná, enquanto pescadores saem em busca de tucunarés.

Parque Nacional do Jalapão (TO) – Aqui o espetáculo pode ser acompanhado de cima das dunas ou de qualquer ponto do cerrado, um lugar totalmente selvagem de terras avermelhadas e vegetação nativa. 

Lago Guaíba, Porto Alegre (RS) – Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Rio Guaíba, também chamado Lago Guaíba, é o cartão-postal da cidade e local de encontro de moradores e turistas, que se encantam com os raios do sol refletindo no rio e suavizando as cores dos edifícios construídos à sua margem. 

Porto da Barra, Salvador (BA) – Muitas pessoas chegam à praia já no fim da tarde apenas para assistir ao show que o sol presenteia descendo na linha do horizonte atrás das águas serenas e transparentes. Do outro lado, a vista para a Baía de Todos os Santos complementa o espetáculo.

Cidades Históricas (MG)  – Dá para se esbaldar vendo o sol se esconder atrás dos edifícios históricos de cidades como Tiradentes, Ouro Preto e São João del-Rei, propiciando imagens fascinantes do céu avermelhado contra as linhas das igrejas barrocas. Outra opção é embarcar no trem que percorre as colinas verdejantes das Minas Gerais entre Ouro Preto e Mariana. 


Ilhas Anavilhanas (AM) – O maior arquipélago fluvial do mundo, alagado pelo Rio Negro, é o cenário de fundo para curtir o fim de tarde em passeios de lanchas que navegam entre igarapés, lagos e canais povoados por rica fauna, como papagaios, araras, garças, botos, preguiças, peixes-boi, ariranhas e muitos outros.